SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Greve por tempo indeterminado na Ebserh Recife começou nessa quarta-feira


Às 7h, como combinado, os grevistas já estavam concentrados no hall de entrada da Portaria 1 (BR 101) para dar início aos trabalhos. A direção e a Assessoria Jurídica do Sindsep-PE estavam no local para esclarecer dúvidas e organizar o movimento

Publicado: 20/07/2016
Escrito por: Ascom Sindsep-PE

Os empregados da Ebserh, lotados no Hospital das Clínicas (HC) da UFPE, deram início nesta quarta-feira, dia 20 de julho, a uma paralisação por tempo indeterminado. Às 7h, como combinado, os grevistas já estavam concentrados no hall de entrada da Portaria 1 (BR 101) para dar início aos trabalhos. A direção e a Assessoria Jurídica do Sindsep-PE estavam no local para esclarecer dúvidas e organizar o movimento. 

A coordenadora geral do sindicato, Graça Oliveira, foi a primeira a falar. Ela lembrou o que é uma greve e alertou sobre possíveis reações da empresa, orientando os trabalhadores de como eles devem se comportar diante dessa situação. “Greve é confronto, mas precisamos estar atentos a legislação para não sermos prejudicados’, adverte a sindicalista. 

Graça lembrou também da importância da greve. “Realizamos greves homéricas na década de 90, quando amargamos sete anos sem reajuste salarial. Hoje também vivemos uma situação difícil, lembra muito aqueles anos”, recordou a sindicalista.

Em seguida foi a vez de o comando de greve falar. A técnica de enfermagem Gislaine Fernandes, que representa Pernambuco nas negociações nacionais, informou que outros estados também já deflagraram greve com boa adesão dos trabalhadores. “A nossa luta é por reajuste e não ganhos salariais. Não podemos perder”, lembra. 

Para que a greve seja mantida nos limites da normalidade, o Sindsep se reuniu com a diretora de RH do HC, Márcia Azevedo, e com a Superintendência e diretores da Ebserh. O sindicato e o comando de greve estão negociando um acordo formal com a empresa, que regulamenta o funcionamento dos setores durante esse período de paralisação. A ideia é manter o funcionamento dos serviços essenciais, tal qual exige a legislação.

De acordo com o comando de greve, diariamente serão realizadas assembleias para decidir se a categoria continua ou não a paralisação. A greve por tempo indeterminado foi deliberada em assembleia na última sexta (15).  

LIMINAR 
Em resposta a uma ação cautelar com pedido de tutela provisória de urgência impetrada pela direção nacional da Ebserh, o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Ives Gandra da Silva Martins Filho, deferiu parcialmente uma liminar exigindo um contingente mínimo de 75% dos trabalhadores em atividade, sob pena de multa diária no valor de R$ 75 mil.

De acordo com o comando de greve dos empregados da Ebserh Recife, esse contingente está sendo mantido no HC, a paralisação mantém os parâmetros da normalidade.  

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X