SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Grito dos Excluídos 2018 traz crítica à desigualdade, violência e privilégios


A mobilização tem como objetivo denunciar a exclusão de parcela da população que não tem acesso a direitos básicos e propor caminhos para uma sociedade mais justa, inclusiva, solidária, plural e fraterna

Publicado: 04/09/2018

Da Ascom Sindsep-PE

Pernambuco irá realizar na próxima sexta-feira (7 de setembro) mais uma edição do Grito dos Excluídos. E a direção, filiados e militantes ligados ao Sindsep-PE estarão mais uma vez participando do ato. O tema da edição deste ano é “Vida em primeiro Lugar” e o lema: “Desigualdade gera violência. Basta de Privilégios”. A concentração do ato  acontecerá na praça da Democracia, no bairro do Derby, a partir das 9h. De lá, os militantes sairão em caminhada pelas ruas centrais do Recife. 

A proposta do Grito surgiu no Brasil no ano de 1994 e o 1º Grito dos Excluídos foi realizado em setembro de 1995, durante a 2ª Semana Social Brasileira, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O primeiro Grito teve o objetivo de aprofundar o tema da Campanha da Fraternidade daquele ano, que tinha como lema “Eras tu, Senhor”, e responder aos desafios levantados na 2ª Semana Social Brasileira, cujo tema era “Brasil, alternativas e protagonistas”. Em 1999 o Grito rompeu fronteiras e estendeu-se para as Américas. 

A mobilização tem como objetivo denunciar a exclusão de parcela da população, que não tem acesso a direitos como saúde, educação, alimentação, moradia, transporte público e preservação ambiental e propor caminhos para uma sociedade mais justa, inclusiva, solidária, plural e fraterna. 

O dia 07 de setembro foi escolhido por ser a data da comemora-ção da Independência do Brasil, que até hoje não se tornou uma realidade. A ideia foi fazer com que os(as) brasileiros(as) refletissem sobre os ataques a soberania nacional, que aconteceram durante vários períodos históricos do Brasil, impossibilitando a independência plena. 

O tema de 2018, ‘Desigual-dade gera violência. Basta de privilégios’, foi escolhido por estarmos, justamente, passando por outro período de ataque à soberania e à democracia brasileira, devido ao golpe promovido, em 2016, para que os direitos dos trabalhadores e da população mais carente fossem retirados, beneficiando os mais ricos, o que ampliou a desigualdade e a violência. “A ideia é aumentarmos o debate em torno do golpe e de suas consequências negativas para o Brasil e para os trabalhadores brasileiros”, destacou o diretor de Comunicação do Sindsep-PE e da CUT, Fernando Lima.   

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X