Este website utiliza cookies
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais
SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO
(81) 3131.6350 - sindsep@sindsep-pe.com.br
Publicado: 10/07/2025
Escrito por: ICL Notícias
Um dos 50 homens mais ricos do Brasil, o cineasta Walter Moreira Salles Júnior, diretor do filme “Ainda Estou Aqui”, defendeu, em discurso, a taxação das grandes fortunas e o imposto progressivo. O discurso aconteceu nesta terça-feira, 8 de julho, durante o ‘Prêmio Faz a Diferença’, em que ele e a atriz Fernanda Torres foram escolhidos personalidades do ano.
“É importante hoje, na construção de um país mais justo e igualitário, corrigir as distorções de um sistema que, como a gente sabe, cobra mais de quem tem menos”, disse Walter Salles, que estava ao lado de Fernanda Torres durante o discurso.
“Eu queria deixar aqui todo o meu apoio à tributação progressiva, todo o meu apoio à tributação das grandes fortunas, e à democracia com justiça voluntária”, completou o cineasta. O discurso foi aplaudido pela plateia do evento.
No discurso durante o evento, Salles fez menção, ainda, à tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023, e fez alusão à possibilidade de retornos de “tempos sombrios”. “A gente vive num momento em que o país que lutou tanto pela democracia sofreu uma tentativa recente de desestabilização dessa democracia”.
“O reconhecimento neste momento se torna ainda mais simbólico para a gente. Por muito pouco, a gente não regressou aos tempos sombrios descritos no filme. E aproveito para lembrar que flashback nem em cinema é bom. Finalmente queria dizer que, para a democracia existir, é preciso justiça”, completou Walter Salles Júnior.
Walter Salles e Fernanda Torres, de “Ainda Estou Aqui”, foram escolhidos as Personalidades do Ano no “Prêmio Faz Diferença 2024”, entregue na noite desta terça-feira (8), no Teatro Copacabana Palace, no Rio de Janeiro.
Walter Moreira Salles Jr é dono de umas das 50 maiores fortunas do país. Segundo a lista dos bilionários brasileiros da “Forbes/Valor Econômico”, atualizada em abril deste ano, a fortuna de Walter está avaliada em 4,5?bilhões de dólares. Ainda de acordo com a lista, Salles é o 12º homem mais rico do país.
Ainda segundo a “Forbes”, Walter é o 2º cineasta mais rico do mundo. O brasileiro figura à frente de cineastas consagrados de Hollywood, como Steven Spielberg e Peter Jackson. Seu pai, Walter Moreira Salles (1912-2001), fundou o Unibanco, que depois veio a se fundir com o Itaú. Ele é também um dos herdeiros da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração, líder global na extração de nióbio.