SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Homenagem às mulheres marca aniversário de 29 anos de luta do Sindsep-PE


O aniversário do Sindicato, completados na última segunda (19), contou com palestras, um coquetel de confraternização e a apresentação da cantora Gidália Santana

Publicado: 22/03/2018

O Sindsep-PE homenageou às mulheres nas comemorações de seus 29 anos de luta, nesta quinta-feira (22), em sua sede. O aniversário do Sindicato, completados na última segunda (19), acontece no mês em que também é comemorado o Dia Internacional da Mulher (08 de março). Por isso a homenagem. As duas datas foram celebradas com palestras, um coquetel de confraternização e a apresentação da cantora Gidália Santana.

“No Brasil, nunca existiu um ataque tão brutal aos direitos sociais, das minorias e das mulheres como o que está ocorrendo, hoje, depois do golpe. Por isso fizemos questão de homenagear as mulheres na comemoração do aniversário do sindicato. A nossa luta é uma luta incansável por direitos iguais e por uma democracia plena. E só teremos isso quando todos forem tratados como iguais”, destacou o coordenador geral do Sindsep-PE, José Carlos Oliveira.

“Nós precisamos de momentos como esse para debater a importância da mulher na nossa sociedade, nos fortalecermos e discutirmos os melhores caminhos para termos um país mais justo”, complementou a coordenadora do Núcleo dos Aposentados e Pensionistas, Ana Estrela.

Na ocasião, as servidoras e servidores assistiram a palestra com o tema: Discriminação e Assédios Moral e Sexual contra as Mulheres, ministrada pela deputada Teresa Leitão. Em seguida, o advogado Cláudio Ferreira falou sobre As Reformas Trabalhista e Previdenciária e seus impactos junto às trabalhadoras.

Teresa lembrou da história do mercado de trabalho brasileiro para afirmar que o assédio contra as mulheres teve início com a escravidão, com mulheres negras servindo as sinhás nas cozinhas e aos senhores como objetos sexuais. “Com o capitalismo, o regime de exploração foi mantido e as mulheres são as maiores vítimas de assédio moral e sexual. Aconselho a todas a recolherem provas e sempre denunciar. Nunca se calar”, disse. 

Já Cláudio Ferreira lembrou que as reformas Trabalhista e da Previdência foram propostas por um governo elitista, misógino e racista. “Vindo desse governo, não poderiam ser propostas diferentes. Elas afetam a grande massa dos trabalhadores brasileiros. E as mulheres, por serem as maiores vítimas no atual mercado de trabalho serão as que mais sofrerão. Barrar o golpe e afastar esses efeitos nefastos é primordial”, afirmou.   

ANIVERSÁRIO

Em 19 de março de 1989, nascia um dos primeiros e, até hoje, mais importantes sindicatos gerais dos servidores federais do País. São quase três décadas de história e conquistas. Nesses 29 anos de luta, o sindicato realizou e participou de diversas mobilizações em defesa da democracia brasileira e da melhoria da qualidade dos serviços públicos.

“Obtivemos muitas vitórias durante a nossa história. Mas ainda temos muito a fazer e muito terreno a conquistar. Depois do golpe, continuamos nos mobilizando. Mas precisamos de todos os servidores do nosso lado. Hoje, já está claro que esse golpe foi dado para aniquilar as os direitos dos trabalhadores e as conquistas sociais e privatizar as empresas públicas. Ou nos unimos e voltamos às ruas ou irão destruir o país. E não podemos permitir isso”, alertou o secretário geral do Sindsep, José Felipe Pereira. 

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X