SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - sindsep@sindsep-pe.com.br

Home | Notícias

Hugo Motta e Pedro Paulo querem apertar rápido o gatilho da PEC3Oitão


Aceleração da tramitação da PEC 38, que ameaça direitos do povo e destrói o serviço público, ocorre em um momento de enfraquecimento político da matéria, que vem perdendo apoio dentro da própria Câmara

Publicado: 11/11/2025

Pedro Paulo e Hugo Motta - Foto: Zeca Ribeiro e Marina Ramos/Câmara

Do Coletivo das Três Esferas da CUT
Via Condsef/Fenadsef

O Congresso em Foco divulgou nesta segunda-feira (10) uma declaração do deputado Pedro Paulo (PSD-RJ) sobre a decisão do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), de acelerar a tramitação da PEC 38, proposta que trata da chamada “reforma administrativa”.

A movimentação ocorre em um momento de enfraquecimento político da matéria, que vem perdendo apoio dentro da própria Câmara. Segundo levantamento de entidades que acompanham o tema, pelo menos 18 parlamentares já retiraram suas assinaturas da proposição — um sinal claro da resistência crescente à proposta que, segundo servidores e movimentos sociais, destrói direitos do povo e desmonta o serviço público.

Deputados que já retiraram apoio

  • Rafael Prudente (MDB-DF)
  • Murilo Galdino (Republicanos-PB)
  • Fátima Pelaes (Republicanos-AP)
  • Duda Ramos (MDB-RR)
  • Emidinho Madeira (PL-MG)
  • Pastor Diniz (União-RR)
  • Zé Haroldo Cathedral (PSD-RR)
  • Helena Lima (MDB-RR)
  • Marx Beltrão (PP-AL)
  • Alexandre Guimarães (MDB-TO)
  • Renilce Nicodemos (MDB-PA)
  • Henderson Pinto (MDB-PA)
  • Zucco (PL-RS)
  • Marussa Boldrin (MDB-GO)
  • Coronel Assis (União-MT)
  • Thiago de Joaldo (PP-SE)
  • Adail Filho (Republicanos-AM)
  • Thiago Flores (Republicanos-RO)

Além disso, os deputados Carlos Jordy (PL-RJ), Messias Donato (Republicanos-ES), João Carlos Bacelar (PL-BA) e Otoni de Paula (MDB-RJ) também aparecem nos levantamentos sobre a movimentação de retirada de apoio, mas ainda não tiveram as desistências oficializadas no sistema da Câmara, na árvore de apensados da PEC 38/25.

Pressão popular deve continuar

Para o Coletivo das Três Esferas da CUT, a tentativa de acelerar a tramitação da PEC — apelidada de #PEC3Oitão — ignora o crescente descontentamento da sociedade e foge ao debate democrático necessário sobre o futuro do serviço público no país. Vamos continuar dialogando com a população e pressionando os parlamentares. Essa proposta não melhora o serviço público — ela o destrói. Não é uma reforma, é uma demolição.

A participação de todos e todas é essencial para impedir o avanço de uma proposta que ameaça direitos do povo brasileiro e o futuro dos serviços públicos.

A orientação é para que a pressão junto aos parlamentares continue, tanto nas redes sociais quanto em seus escritórios estaduais e no Congresso Nacional. A CUT disponibilizou uma ferramenta útil nessa tarefa nas redes sociais, o "Na Pressão". Acesse e entre em contato com os deputados para buscar a retirada de assinaturas da PEC 38/25. Para derrubar a proposta é preciso que 86 dos 171 deputados desistam de assinar a proposta.

>> Acesse o NA PRESSÃO contra a Reforma Administrativa AQUI

Somos favoráveis à discutir melhorias e modernizações na gestão pública, mas repudiamos qualquer iniciativa que reduza direitos, enfraqueça carreiras, amece a estabilidade e comprometa a prestação de serviços essenciais à população.

Não é reforma. É demolição! #CancelaJá



« Voltar


Receba Nosso Informativo

X