Este website utiliza cookies
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais
SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO
(81) 3131.6350 - sindsep@sindsep-pe.com.br
Publicado: 01/10/2019
O mundo comemora neste 1º de outubro o Dia Internacional do Idoso. A data é uma oportunidade para que as pessoas lembrem de agradecer aos que contribuíram de forma decisiva com a sua formação pessoal e cultural e que deram suas vidas em prol de uma sociedade mais justa. Bom lembrar que todos nós estamos envelhecendo. Importante observarmos também que, apesar de algumas dificuldades que surgem com o avançar da idade, hoje em dia é possível envelhecer buscando uma melhor qualidade de vida.
E qualidade de vida na velhice está diretamente ligada à alimentação saudável e a vida ativa com a prática de atividades físicas, hobbies e leitura. Buscar se relacionar socialmente com outras pessoas também é fundamental para se obter uma melhor qualidade de vida na terceira idade.
Já o papel da família para a qualidade de vida do idoso, além de relevante, está previsto no Estatuto do Idoso. O estatuto prevê que a família se envolva nos cuidados e na proteção do idoso. Mas sempre respeitando os seus limites e a autonomia para não cercear suas liberdades e desejos.
Mas também é obrigação da sociedade e do poder público assegurar ao idoso a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, educação, cultura, esporte, lazer, trabalho, cidadania, liberdade e dignidade.