Este website utiliza cookies
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais
SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO
(81) 3131.6350 - sindsep@sindsep-pe.com.br
Publicado: 13/08/2025
Tocada por diversas instituições e ONGs ligadas ao setor econômico e popular, a campanha convida a população a pressionar o poder público a destravar medidas como a taxação de grandes fortunas e fim de privilégios fiscais.
O mascote, um elefante, simboliza o desafio de tratar de um assunto tão importante para a população brasileira, mas que é refreado pela elite econômica brasileira e, por isso, difícil de lidar. Representa algo que é evidente, mas não encarado de frente.
No Brasil, 10% da população mais rica paga menos impostos, proporcionalmente, do que os 50% mais pobres. Além disso, mulheres negras e populações periféricas arcam com a maior parte da carga tributária via consumo.
Materiais educativos como panfletos, cartazes, uma cartilha e uma nota fictícia de R$ 1 bilhão, com a imagem de um elefante e informações sobre a campanha, serão distribuídos para a população em todo o Brasil. A campanha também terá atuação nas redes sociais com cards e vídeos didáticos.
Estão envolvidas na campanha o Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Plataforma Justa, Oxfam Brasil, Instituto Peregum, Plebiscito Popular e Instituto Justiça Fiscal (IJF).