Este website utiliza cookies
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais
SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO
(81) 3131.6350 - sindsep@sindsep-pe.com.br
Publicado: 21/10/2025
Do Brasil de Fato
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oficializou a nomeação do deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP) para a Secretaria-Geral da Presidência da República (SG-PR), em substituição ao atual ministro, Márcio Macêdo. A pasta é responsável pela articulação do governo com os movimentos populares do Brasil.
A movimentação foi selada em um encontro conduzido por Lula, na noite dessa segunda-feira (20), no Palácio do Planalto, entre Boulos e Macêdo, com a presença da ministra Gleisi Hoffmann, da Secretaria de Relações Institucionais, e dos ministros Rui Costa e Sidônio Palmeira, da Casa Civil e Secretaria de Comunicação Social, respectivamente.
Desde o início do ano, Boulos tem manifestado publicamente interesse em ocupar a vaga na Esplanada dos Ministérios, se comprometendo inclusive a não sair candidato nas próximas eleições. Nas eleições de 2022, o líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) foi o deputado federal mais bem votado do país, com mais de 1 milhão de votos.
Com a nomeação de Boulos para o comando da Secretaria-Geral da Presidência, quem assume a vaga na Câmara é o físico Ricardo Galvão, ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e ex-presidente do CNPq.
O cientista ganhou projeção nacional em 2019, quando enfrentou o ex-preisdente Jair Bolsonaro (PL) ao defender os dados do Inpe sobre o avanço do desmatamento na Amazônia, episódio que levou à sua saída do cargo.
Quem é Guilherme Boulos
Nascido em São Paulo em 19 de junho de 1982, Guilherme Boulos é filho caçula dos médicos infectologistas e professores universitários Maria Ivete e Marcos. Estudou em escola particular até o ensino médio, quando pediu aos pais que o transferissem para a escola pública. Também na adolescência, passou a se interessar por política e ingressou no movimento estudantil.
Aos 19 anos, Boulos saiu de casa e foi morar em uma ocupação do MTST, iniciando a militância no movimento que o tornaria uma liderança no futuro. Durante duas décadas, dedicou-se à luta social por moradia digna e reforma urbana no Brasil. Também foi no movimento que conheceu sua companheira de vida, Natália Szermeta, com quem tem duas filhas, Sofia e Laura.
Em 2000, ingressou no curso de filosofia da USP, depois se especializou em psicologia clínica pela PUC e fez mestrado em psiquiatria também pela USP. Deu aulas na rede pública de ensino e em diversas outras instituições. Como escritor, publicou os livros ‘Por que ocupamos?’, ‘De que lado você está?’ e ‘Sem Medo do Futuro’.
Nas eleições de 2018, candidatou-se pela primeira vez e tornou-se conhecido nacionalmente. Nas eleições para a prefeitura de São Paulo, em 2020, com apenas 17 segundos de espaço na televisão, chegou ao segundo turno contra o então prefeito Bruno Covas, em uma campanha histórica. Já em 2022, Guilherme Boulos foi eleito o deputado federal mais votado de São Paulo, com 1.001.453 votos.
Editado por: Maria Teresa Cruz