Este website utiliza cookies
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais
SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO
(81) 3131.6350 - sindsep@sindsep-pe.com.br
Publicado: 07/06/2016
Escrito por: Ascom Sindsep-PE
Manifestantes ocuparam o prédio da Secretaria Estadual de Saúde, antiga Fusam, na manhã dessa terça-feira, dia 7, para protestar contra o desmonte do SUS e da Seguridade Social. Num ato público eles bloquearam a entrada principal do casario antigo, em frente à praça Oswaldo Cruz, na Boa Vista. Cartazes traziam palavras de ordem, como Fora Temer e Golpistas. Também foi realizada panfletagem nas proximidades do local para mobilizar a população contra o desmonte da saúde pública.
A manifestação dessa terça fechou um ciclo de atividades realizadas pelo Comitê de Saúde pela Democracia. A programação teve inicio no dia 31 com a ocupação do Conselho Estadual de Saúde. Durante esses dias foram realizadas outras ações, como aulas públicas dos cursos de saúde da UFPE e UPE, panfletagem no Mercado de Casa Amarela e ato público no Marco Zero.
A direção do Sindsep-PE participou de toda a programação. “Foram atividades bastante positivas. A sociedade foi muito receptível às nossas denúncias. Faltou uma participação maior de outros sindicatos da área de saúde, mas sem dúvida conseguimos alcançar nossos objetivos”, pontua a diretora do Sindsep, Lindinere Ferreira.
Na Plenária Sindical da Saúde, realizada no dia 2, na sede do Sindsep, as entidades que compõem o Comitê da Saúde decidiram incorporar também a defesa da Seguridade Social em suas manifestações. “Decidimos também massificar a divulgação do jornal Brasil de Fato, como mais um instrumento contra hegemônico em defesa da democracia”, pontua Lindinere Ferreira.
O Comitê da Saúde foi resultado de uma construção coletiva ocorrida no acampamento do Derby, na luta contra o golpe e em defesa da democracia. A diretora do Sindsep já adianta que o comitê deve dar continuidade às ações. Na próxima semana deve ser realizada nova plenária do grupo para tirar encaminhamentos de luta.