Este website utiliza cookies
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais
SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO
(81) 3131.6350 - sindsep@sindsep-pe.com.br
Publicado: 19/09/2025
Do Brasil 247
Representantes de movimentos sociais, sindicais, artistas e intelectuais estão convocando manifestações previstas para o próximo domingo (21) contra a PEC das Prerrogativas (3/2021), conhecida como PEC da Blindagem.
Um dos atos acontecerá na Avenida Paulista, em frente ao Masp. Protestos também devem ocorrer em localidades como Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Recife (PE) e Curitiba (PR).
A Câmara aprovou a proposta por 344 votos a favor e 133 contra ao projeto, que será enviado ao Senado. A PEC retoma a necessidade de autorização do Senado e da Câmara para o STF processar criminalmente deputados e senadores. A votação será de forma secreta, prevê o texto.
Presidentes nacionais de partidos políticos com representação no Congresso podem ser julgados apenas pelo STF, e não por instâncias jurídicas inferiores.
Atualmente, o Supremo é que faz o julgamento das seguintes autoridades - presidente e vice-presidente da República, ministros de Estado, o procurador-geral da República e os membros do Congresso Nacional.
Anistia
Outra pauta a ser criticada por manifestantes é a anistia. A Câmara aprovou a urgência da proposta que prevê o perdão judicial para pessoas envolvidas em ações golpistas. O projeto, ainda não aprovado, beneficiaria Jair Bolsonaro (PL) e seus apoiadores envolvidos nos atos golpistas do 8 de janeiro de 2023.
O STF condenou o ex-mandatário e mais sete réus no inquérito da trama golpista. Na investigação dos atos golpistas, o Supremo já tornou pelo menos 643 réus por conta daquelas invasões à Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF).
Dentro da Corte, as mobilizações terroristas do 8 de janeiro de 2023 fazem parte de uma apuração mais ampla, sobre a tentativa de golpe que resultou na condenação de Bolsonaro a 27 anos de prisão.
São Paulo
Local: Vão do MASP, Avenida Paulista - Horário: a partir das 14h
Rio de Janeiro
Local: a ser definido - Horário: a ser definido
Distrito Federal
Local: Museu da República - Horário: a partir das 9h
Curitiba
Local: Boca Maldita - Horário: a partir das 14h
Recife
Local: rua da Aurora, próximo ao Ginásio Pernambucano - Horário: 14h