Este website utiliza cookies
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais
SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO
(81) 3131.6350 - sindsep@sindsep-pe.com.br
Publicado: 27/11/2025
O diretor do Sindsep-PE, da Condsef e servidor aposentado do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Fernando Lima, participou da 4ª Reunião da Mesa Setorial Permanente do setor. O encontro aconteceu na última terça-feira (25), em Brasília.
Na ocasião, a direção do Mapa informou que o Ministério da Gestão e Inovação (MGI) autorizou o preenchimento de 100% das vagas do último concurso.
“Depois de muita luta, iremos receber novas servidoras e servidores. Essas vagas que serão preenchidas não contemplam toda a demanda do Ministério. Precisamos de um quadro maior para dar conta de todas as nossas tarefas. Mas já é um primeiro passo, depois de tantos anos sem concurso”, observou Fernando.
Durante a reunião, falou-se sobre outras pautas essenciais para a categoria como o andamento do Plano de Carreira dos administrativos e o enquadramento dos servidores do Inmet e da Ceplac na Carreira de Ciência e Tecnologia (C&T). “Mais uma vez, ouvimos que a direção do Mapa é favorável ao pleito e que ele já está protocolado no Ministério da Gestão e Inovação (MGI)”, comentou Fernando.
Na ocasião, o Grupo de Trabalho (GT) apresentou uma proposta de unificação das Carreiras Técnicas de Fiscalização Agropecuária. Duas possibilidades foram apresentadas: uma que mantém a qualificação em nível intermediário com especialização, e outra que exige habilitação em nível superior.
Foram apresentados ainda os avanços no protocolo de enfrentamento a situações de ameaça externa.
Além disso, foi aprovado o calendário da Mesa Setorial para 2026. As reuniões do ano que vem acontecerão nos dias 25 de fevereiro, 20 de maio, 19 de agosto e 11 de novembro.