Este website utiliza cookies
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais
SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO
(81) 3131.6350 - sindsep@sindsep-pe.com.br
Publicado: 25/09/2025
Do Brasil 247
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nessa quarta-feira (24) que a Margem Equatorial pode ser considerada o “novo pré-sal” brasileiro. A declaração foi feita durante um evento sobre gás liquefeito de petróleo (GLP), no Rio de Janeiro. A informação foi publicada pelo jornal Valor Econômico.
Segundo Silveira, a abertura de novas fronteiras exploratórias é estratégica para garantir recursos que financiem a transição energética e sustentem o crescimento econômico do país. “A exploração de petróleo e gás natural é fundamental para financiar a transição energética e garantir mais desenvolvimento econômico e social”, declarou.
Margem Equatorial como nova fronteira
O ministro destacou o programa Potencializa E&P, voltado para estimular investimentos em novas fronteiras exploratórias. “No programa Potencializa E&P, o foco é nas novas fronteiras. A Margem Equatorial é um novo pré-sal”, disse.
Atualmente, a Petrobras ainda aguarda a licença ambiental do Ibama para avançar na perfuração de poços na região da Margem Equatorial, área considerada estratégica para o futuro energético do Brasil.
Gás natural e reindustrialização
Silveira também ressaltou que a expansão da oferta de gás natural é condição essencial para apoiar a política de reindustrialização do país. “Há um grande esforço nacional para promover a reindustrialização. Para isso, é preciso aumentar a oferta e reduzir o preço do gás natural para nossas indústrias”, afirmou.
Apoio político no Rio
Durante sua passagem pelo Rio, o ministro aproveitou para manifestar apoio ao prefeito Eduardo Paes em uma eventual disputa pelo governo estadual. “Há uma grande esperança no Brasil de ver Eduardo Paes administrar o Rio nos próximos 4 anos”, declarou.