Este website utiliza cookies
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais
SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO
(81) 3131.6350 - sindsep@sindsep-pe.com.br
Publicado: 25/11/2025
A direita e extrema direita brasileira, com a ajuda dos grandes meios de comunicação, sempre espalharam mentiras sobre o serviço público e as servidoras e servidores brasileiros.
O falso discurso é construído para que a população se volte contra os serviços públicos, as servidoras, servidores, trabalhadoras e trabalhadores das empresas públicas, facilitando as privatizações e a prestação desses serviços por grandes empresários - os verdadeiros beneficiados.
E o resultado das privatizações todos sabem qual é: os ricos que podem pagar por planos de saúde caros, escolas particulares, segurança própria, transporte, entre outros serviços, se mantêm tranquilos.
Quem não pode pagar, é deixado de lado e vive à margem da sociedade.
E quais as maiores mentiras?
O Brasil possui muitos servidores públicos?
Essa é uma mentira clássica. No Brasil, apenas 12% da população economicamente ativa é servidor público. Nos EUA esse percentual é de 13%. No Uruguai de 16%. Entre os 30 países da Europa, Américas, Ásia e Oceania, membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a média é de 23%. Quase o dobro do Brasil!
Toda servidora e servidor público recebe altos salários?
Mentira! Na verdade, o que existe é muita desigualdade. Uma desproporção entre a grande maioria das servidoras e servidores, que ganha baixos salários, e os privilegiados que ficam concentrados no Poder Judiciário, no Ministério Público e no Legislativo Federal. Segundo o Ipea, a média salarial das(os) servidoras(os) públicas(os) é de R$ 3,2 mil. Isso é cerca de dois salários mínimos. E essa é a realidade de 50% do funcionalismo no país. É muito diferente da imagem de privilégios que se costuma vender.
O serviço público é ineficiente?
Essa é outra grande mentira! O que falta, na verdade é mais investimento e abertura de concursos públicos para novas servidoras e servidores. Quando espalham que o serviço público é ineficiente, a intenção é privatizar tudo o que puderem. Vender empresas públicas, a previdência, as universidades, as escolas e hospitais.
A Reforma Administrativa vai modernizar o serviço público?
Essa é a mentira mais recente. Assim como disseram que a Reforma Trabalhista iria gerar mais empregos e a Reforma da Previdência seria boa para a população. Na Verdade, a Reforma Administrativa irá promover o desmonte dos serviços públicos e fazer com que a população tenha que recorrer a serviços privados, pagando caro por eles e dando lucro aos empresários amigos dos políticos.
Também acabará com a autonomia das servidoras e servidores públicos em denunciar irregularidades. Sem servidor público estável e independente, o Estado ficará refém de interesses políticos e econômicos.