Este website utiliza cookies
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais
SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO
(81) 3131.6350 - sindsep@sindsep-pe.com.br
Publicado: 13/03/2018
Da Ascom Sindsep-PE
O Fórum Social Mundial 2018, que acontece até o próximo sábado, em Salvador (BA), teve início na tarde desta terça-feira (13) com a tradicional Marcha de Abertura. A concentração dos participantes do encontro aconteceu na praça do Campo Grande, a partir das 15h. No local, aconteceram diversas manifestações culturais, performances artísticas e musicais, além de um ato que reuniu as centrais sindicais nacionais e de outros países em defesa da democracia brasileira e em denúncia ao golpe. Saindo da praça, a Marcha passou pela Avenida Sete e seguiu até a Praça Castro Alves, conhecida como ‘Praça do Povo’, palco de grandes manifestações de luta e resistência.
Com o tema central “Povos, Territórios e Movimentos em Resistência”, e o slogan “Resistir é criar, resistir é transformar”, o Fórum pretende ser um marco de resistência aos retrocessos e aos ataques à democracia no Brasil do golpe. Estão participando do evento cerca de 60 mil pessoas, de 120 países, para debater e definir novas estratégias de enfrentamento ao neoliberalismo e aos golpes que diversos países enfrentam na atualidade.
Diretores do Sindsep-PE estão representando os servidores federais no encontro que reúne mais de 1.500 coletivos, organizações e entidades. Foram ao Fórum representando o Sindsep-PE, Fernando Lima (Imprensa e Divulgação), Inalda Laurentino (Formação), Jediel Rodrigues (Políticas Públicas) e Maria Goretti Ferraz (Finanças). Também estão por lá Elna Melo (Formação) e Gislaine Fernandes (Políticas Públicas). O Fórum conta ainda com a presença do ex-diretor do Sindsep e, hoje, diretor da Condsef/Fenadsef, Jurandir Liberal (Foto).
“Acredito muito no Fórum como instrumento legítimo de luta contra a hegemonia e formulação de ideias que visam a superação de problemas em áreas como a política, econômica, cultural e social”, comentou Elna Melo. "Esse ano, o Fórum se torna mais um meio para divulgarmos combatermos o golpe que foi dado na democracia brasileira. Golpe que está atingindo a grande massa da população, sobretudo no que se refere aos cortes de investimentos em políticas públicas, e entregando o país a empresas estrangeiras", complementou Jurandir Liberal.
Nesta quinta-feira (15), o Sindserp-PE irá apresentar a oficina Leitura Crítica da Mídia e a Contra-hegemonia, na UFBA, das 9h às 11h30. A oficina será ministrada por Fernando Lima e pelas jornalistas e assessoras da entidade, Fabíola Mendonça e Deyse Lemos. Eles farão uma análise criteriosa da atuação da mídia brasileira e da importância da comunicação contra-hegemônica no combate ao discurso dominante nos meios de comunicação.