SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - sindsep@sindsep-pe.com.br

Home | Notícias

Mobilização contra a Reforma Administrativa chega à Câmara do Recife


É importante que as servidoras e servidores federais pernambucanos estejam presentes nesta luta

Publicado: 22/10/2025

A mobilização contra a Reforma Administrativa tomará conta do Plenário da Câmara dos Vereadores do Recife, na próxima sexta-feira (24/10), a partir das 9h. A audiência “Recife contra a Reforma Administrativa” contará com a participação do coordenador-geral do Sindsep, José Carlos de Oliveira. 
 
Convocada pela vereadora Liana Cirne, a reunião debaterá a proposta encabeçada pelo presidente da Câmara Federal, o deputado Hugo Motta (Republicanos). 
 
Com o apoio do Centrão e da extrema direita bolsonarista, a proposta pretende promover um desmonte nos serviços públicos brasileiros (municipais, estaduais e federais) para beneficiar a iniciativa privada. 
 
“Com a redução de oferta dos serviços públicos, a população ficará nas mãos dos empresários que irão oferecer serviços a um custo alto para poder obter o maior lucro possível. Quem puder pagar, ótimo. Mas a maioria da população brasileira não vai conseguir. Precisamos mostrar a verdadeira face desta Reforma para a classe política e essa será uma ótima oportunidade”, destacou José Carlos.  

É importante que as servidoras e servidores federais pernambucanos estejam presentes nesta audiência. "Convocamos toda a base do Sindsep a estar conosco nesta luta", complementou José Carlos. 
 
A farra das emendas e fundo eleitoral
 
Os deputados de partidos como o PL, Republicanos, União Brasil, Podemos, PP, PSD, PSDB, MDB, PRD e Novo estão dia após dia pressionando o governo para aumentar os recursos das emendas parlamentares. E como o governo tem que respeitar o teto de gastos, os deputados querem retirar recursos dos serviços públicos para sobrar dinheiro para a farra das emendas. 
 
Eles também aprovaram o aumento do valor do Fundo Eleitoral de R$ 1 bilhão para R$ 4,9 bilhões nas eleições do ano que vem. “Ou seja, querem dominar todo o orçamento do Governo enquanto cortam investimentos em políticas públicas que atendem a toda a população”, comentou José Carlos. 
 
Liana Cirne destaca em suas redes sociais que a proposta de Reforma Administrativa traz mudanças profundas e perigosas: 

  •  Restrição aos concursos públicos e avanço da terceirização; 
  • Fim da estabilidade como conhecemos, com metas punitivas e avaliação gerencial;
  • Achatamento de carreiras e salários, por meio de uma tabela única remuneratória;
  • Teto de gastos que limita a valorização do servidor;
  • Dificuldade para novas contratações, tornando o serviço público mais lento e precário;
  • Ataque ao teletrabalho, prejudicando pessoas com deficiência e quem tem responsabilidades de cuidado.

“Essa reforma não moderniza, ela desmonta o Estado e penaliza quem garante os direitos da população! Não é eficiência, é desmonte”, destacou a vereadora. 

Marcha Nacional contra a Reforma Administrativa

A Marcha Nacional do Serviço Público contra a Reforma Administrativa acontecerá no próximo dia 29 de outubro (quarta-feira), com concentração a partir das 9h no Museu Nacional, em Brasília.
 
Representações das servidoras e servidores das três esferas (municipais, estaduais e federais) estarão presentes, incluindo uma caravana com 13 diretores do Sindsep-PE.

Marcha Nacional do Serviço Público

Dia: 29 de outubro (quarta-feira)
Hora: Concentração às 9h
Local: Museu Nacional – Brasília (DF)
Percurso: Rumo ao Palácio do Planalto



« Voltar


Receba Nosso Informativo

X