SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - sindsep@sindsep-pe.com.br

Home | Notícias

MS: Audiência debate urgência na criação de um plano de saúde para intoxicados


Presença de ministro era esperada, mas não foi possível por agendas externas. Entidades apontam marcha dos sucanzeiros para reforçar luta. Atendimento da pauta significa dar dignidade e esperança de vida a esses servidores vítimas de intoxicação

Publicado: 24/07/2025

Foto: Mario Hashimoto/Sindsep-MT

Da Condsef/Fenadsef

A Condsef/Fenadsef e suas entidades filiadas participaram nessa terça-feira, 22, de uma audiência no Ministério da Saúde (MS) que teve como pauta central a busca pela criação urgente de um plano de saúde para atender servidores intoxicados da ex-Sucam em todo o Brasil. A presença do ministro Alexandre Padilha era esperada, mas não foi possível devido a agendas externas. O ministro foi representado por sua chefe de gabinete, Eliane Aparecida da Cruz. 

Ao longo das décadas de 80 e 90, servidores da ex-Sucam atuaram no combate a endemias em todo o Brasil. Ao longo dos anos, diversas tentativas de aprovação de leis que pudessem socorrer os servidores intoxicados foram buscadas, incluindo a luta pela aprovação da PEC (101/2019). Hoje a PEC 101/19 está arquivada, aguardando ser pautada novamente na Câmara dos Deputados.

"Seguimos lutando para garantir o mínimo de dignidade a esses servidores no enfrentamento dessas sequelas adquiridas ao longo de sua vida laboral no setor público. Lutamos para dar dignidade e esperança de vida a quem tanto trabalhou em prol do Brasil e dos brasileiros", apontou Sérgio Ronaldo da Silva, secretário-geral da Condsef/Fenadsef.  A luta em busca de dignidade a esses servidores é histórica e já chegou a ser reconhecida como questão humanitária em 2011, pela então ministra Maria do Rosário.

"Esses trabalhadores salvaram vidas. Agora é hora de o poder público discutir internamente e encontrar meios de oferecer apoio concreto. O resultado da reunião é a expectativa concreta de que o próprio Ministério da Saúde busque alternativas para socorrer os trabalhadores afetados, inclusive com a expectativa de que um laudo técnico fortaleça a PEC 101, que propõe assistência médica aos intoxicados", acrescentou Almir José Silva, presidente do Sindsef-RO.

Marcha dos sucanzeiros em setembro

A audiência no Ministério da Saúde marca mais um capítulo na luta por justiça e assistência aos servidores intoxicados pelo DDT que enfrentam graves problemas de saúde sem o amparo necessário do Estado. Representando a Comissão Nacional dos Intoxicados, Abson Praxedes, destacou a intenção de organizar uma marcha dos sucanzeiros a Brasília, em setembro, para reforçar a luta pelo atendimento dessa demanda urgente. 

A Condsef/Fenadsef e suas filiadas seguem reafirmando o compromisso com a reparação histórica desses trabalhadores e atuando em diversas frentes legislativas e institucionais para garantir o reconhecimento e o atendimento integral das vítimas da contaminação por DDT e BHC.



« Voltar


Receba Nosso Informativo

X