SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Núcleo dos Aposentados e Pensionistas realiza 1ª reunião ampliada da nova gestão


Foi feita uma apresentação da estrutura do sindicato e do papel do Núcleo dos Aposentados, uma vez que existem servidores que estão integrando o Núcleo pela primeira vez

Publicado: 21/06/2017

Ascom Sindsep-PE

Nos dias 13 e 14 de junho foi realizada a primeira reunião ampliada da nova coordenação do Núcleo dos Aposentados e Pensionistas do Sindsep-PE, eleita em maio deste ano. Como existem muitos servidores que estão sendo coordenadores pela primeira vez foi feita, na ocasião, uma apresentação da estrutura do sindicato, ou seja, o que é uma direção executiva, territorial de base, uma representação de base e um conselho deliberativo. 

“Apesar de termos os nomes de coordenadores, somos representantes sindicais da base aposentada e pensionista”, explicou o coordenador de Articulação do Núcleo, Laércio Vicente. Na reunião ampliada foi apresentado também o papel do coordenador do Núcleo. 

De acordo com o artigo 47 do Estatuto do Sindsep, o representante sindical deve mobilizar a base; levantar as demandas dos aposentados e pensionistas e trazer às instâncias deliberativas do sindicato; fazer novas filiações; e propor medidas para a melhoria da sua base.

“Além dessas demandas estatutárias, temos outras atribuições. Auxiliamos os aposentados e pensionistas na impressão do contracheque. Há algum tempo o governo não envia mais o documento e é preciso que o servidor se cadastre no Siap. Enfim, damos toda essa orientação”, conta Laércio Vicente.

Os coordenadores do Núcleo do Recife também auxiliam os servidores que vão ao setor Jurídico do Sindsep. “Muitas vezes eles têm dúvidas, mas não sabem traduzir. Como somos do mesmo segmento, já sabemos do que se trata e repassamos aos advogados e às atendentes do Jurídico”, explica Laércio Vicente.

O Núcleo dos Aposentados também orienta o aposentado e pensionista sobre a existência do Estatuto do Idoso e demais direitos que eles têm. “Passam por aqui muitos casos de violência contra a pessoa idosa. Tanto maus tratos quanto abuso financeiro”, lamenta o coordenador de Articulação.  

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X