Filiado à Cut e à Condsef/Fenadsef

Notícias

Negociação do ACT 2015/2016 da Ebserh já tem data para começar. Dia 9 de março acontece primeira reunião

02/03/2015



 Publicada pela Condsef, no dia 27 de fevereiro
 
Atualizado em 27/02 às 18h11 - Foi definida nessa quinta-feira a data de início do processo de negociações que irá debater o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2015/2016 dos trabalhadores da Ebserh. A primeira reunião entre a direção da empresa e a comissão de trabalhadores eleita para conduzir as negociações acontecerá no dia 9 de março, às 14 horas, na sede da Ebserh em Brasília. Foi definido ainda que o processo se dará por meio de um cronograma que vai intercalar reuniões de 20 em 20 dias. O ponto de partida das discussões será a proposta de ACT (veja aqui) entregue pela Condsef à Ebserh no dia 29 de dezembro do ano passado e que foi fruto de uma assembléia nacional dos trabalhadores realizada no dia 18 do mesmo mês.
 
Também em março devem começar as atividades das Comissões de Relações de Trabalho, concebidas e instituídas  pela Ebserh na sede e em cada Hospital Universitário Federal (filiais) onde haja empregados públicos contratados. As reuniões que serão realizadas nessas unidades têm como atribuição principal apoiar o processo de tratamento de demandas trabalhistas e também o início das atividades dos Grupos de Trabalho (GTs) que vão debater os seguintes temas: Jornada de Trabalho; Progressão; Benefícios e Licenças para Capacitação. A responsabilidade de condução dos GTs e seus referidos temas será feita respectivamente pelos Hospitais Universitários do Maranhão, Piauí, Triângulo Mineiro e de Brasília. Esses grupos organizados deverão, também a partir de março, com a participação de gestores e empregados públicos, iniciar reuniões técnicas com o intuito de subsidiar - de forma consultiva - os devidos entendimentos e posicionamentos das partes interessadas.
 
A direção da Ebserh também se comprometeu a oficializar por meio de uma Portaria a liberação dos membros da comissão de empregados eleitos pela categoria para atuar nas reuniões do ACT sem quaisquer prejuízos nos seus locais de trabalho. A expectativa é de que bons debates sejam promovidos. A Condsef colocará à disposição do processo sua subseção do Dieese e assessoria jurídica que irão auxiliar a categoria com dados técnicos ao longo dessa jornada de negociações. O objetivo é garantir um ACT que contemple as principais reivindicações e atenda as demandas mais urgentes dos cerca de dez mil empregados que já atuam nos vários hospitais universitários do País.
 
A Condsef e suas filiadas vão continuar dando todo apoio aos trabalhadores da Ebserh. A categoria deve seguir atenta e acompanhando as movimentações de assembléias em seus estados para continuar construindo a unidade e assegurando avanços nas negociações junto à Ebserh.
 
« Voltar


Receba Nosso Informativo

X
Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais