SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Negociação do ACT dos trabalhadores da Ebserh


Dentre as propostas negociadas está a prorrogação por 90 dias do ACT 2018/2019

Publicado: 25/03/2019
Escrito por: Ascom Sindsep-PE

A Condsef/Fenadsef participou, na semana passada, de uma reunião com a direção da Ebserh, para discutir o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2019/2020 dos trabalhadores do órgão. Entre os pontos discutidos estava a quantidade reduzida de estabelecimentos que recebem o auxílio alimentação (Green Card) dos trabalhadores, dificuldade que a empresa ficou de resolver, informando que iria aumentar o credenciamento de locais que recebem o cartão. Também foi acordado que ACT 2018/2029 será prorrogado por mais 90 dias, medida que será assinada nesta quarta, dia 27.

Uma das representantes da Ebserh na reunião, Mara Annunciato, chefe do setor de relações de trabalho, informou que a orientação é de que o acordo fosse adequado à nova lei trabalhista; e que sejam mantidas as cláusulas sociais, desde que seja retirado o abono e seja alterada uma das clausulas do ACT passado - ela sugeriu alteração na redação do clausula sobre licença para acompanhar pessoa da família, em relação a profissionais em plantão que só poderiam acompanhar os parentes em situação de emergência ou urgência. A Condsef/Fenadsef se posicionou contraria à retirada de qualquer cláusula do acordo anterior e de perda econômica no período.

Sobre reajuste salarial, a Ebserh propôs 40% do INPC do período (março/2018 a março/2019), o equivalente a 1,576% no salário base, sem retroatividade, e nenhum reajuste em benefícios como plano de saúde/odontológico, alimentação, auxilio creche e auxilio à pessoa com deficiência. Sem avançar muito nas negociações, a Ebserh se comprometeu a enviar as propostas econômicas e sociais para a Condsef/Fenadsef e uma nova reunião foi agendada para o dia 11 de abril.

A Condsef está orientando seus sindicatos a realizarem assembleias nos estados no início de abril para avaliar as propostas da Ebserh. A orientação é a de que os trabalhadores não aceitem negociar a retirada de nenhum direito.
 

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X