SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - sindsep@sindsep-pe.com.br

Home | Notícias

No Dia dos Professores a luta é pela manutenção de direitos e contra a destruição dos serviços públicos


O investimento público em educação no país é significativamente menor do que a média dos 40 países da OCDE. E essa situação ainda pode piorar caso a reforma administrativa seja aprovada

Publicado: 15/10/2025

O Dia do Professor e da Professora é uma data voltada para celebrar a contribuição que estes profissionais dão na formação diária de milhões de brasileiros e brasileiras. 

Mas um dia também para refletir sobre o apoio que essa categoria precisa receber para desenvolver plenamente seu trabalho, talento e vocação.

A escola pública é a escola do Brasil! 80% dos estudantes brasileiros estão nela. 

Mas o investimento público em educação no país é significativamente menor do que a média dos 40 países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). 

Entre estes países, o Brasil é um dos dez que menos investem em educação. A média anual por aluno de escola pública é o equivalente a R$ 20,5 mil. Um relatório da OCDE mostra que o valor é um terço do que os países ricos investem.

E essa situação ainda pode piorar. É que os deputados do Centrão e da extrema direita – aqueles que votaram a favor da PEC da Bandidagem – querem promover uma reforma administrativa que resultará no desmonte dos serviços públicos. 

Professoras e professores federais, estaduais e municipais serão prejudicados com redução de salários pela metade, congelamento de reajustes e retirada de direitos. Outros terão estabilidade por no máximo dez anos. Tudo isso irá gerar uma insatisfação enorme. 

É esse presente que integrantes de partidos como o PL, PSD, Republicanos e União Brasil preparam para a categoria.  

Mais do que nunca, todas as professoras e professores brasileiros devem se unir contra este ataque. 

No próximo dia 29 de outubro, haverá uma grande mobilização em Brasília. A Marcha Nacional do Serviço Público contra a reforma administrativa. Precisamos mostrar a nossa força e derrubar esta proposta dos inimigos do povo.

Não é reforma administrativa. É a destruição dos serviços públicos!

Marcha Nacional do Serviço Público

Dia:
29 de outubro (quarta-feira)
Hora: Concentração às 9h
Local: Museu Nacional – Brasília (DF)
Percurso: Rumo ao Palácio do Planalto



« Voltar


Receba Nosso Informativo

X