SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Nova edição do Fórum sobre questões do Envelhecimento terá live nesta terça (11)


A live acontece das 14h30 às 17h, pelo Google Meet. Veja o link nesta matéria

Publicado: 10/08/2020


O Instituto Humanitas Unicap irá promover a primeira versão online do Fórum sobre questões do envelhecimento com a live: A pessoa idosa no convívio social: família e intergeracionalidade. A live acontece nesta terça-feira (11), das 14h30 às 17h, pelo Google Meet. Para participar, a pessoa deve possuir uma conta do g-mail da Google e acessar AQUI

"O último Fórum foi realizado no mês de março. Em seguida, veio a pandemia do novo coronavírus e não tivemos mais encontros. Como a Unicap está conseguindo promover suas aulas a distância pela internet, achamos por bem dar continuidade ao nosso trabalho usando a mesma tecnologia. Importante destacarmos que todos que participarem poderão interagir e dar suas opiniões", destacou o professor da Unicap e coordenador do projeto, João Luiz Correia Júnior.

A live contará com a participação da Assistente Social do CAPS Acolher (Centro de Atenção Psicossocial da Cidade do Moreno), Maria de Fátima de Oliveira Falcão, com a professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UNICAP, Cristina Maria de Souza Brito Dias e com a Fonoaudióloga e Coordenadora do Curso de Fonoaudiologia da Unicap, Maria da Conceição Silveira. 

O convívio social e familiar é fundamental em qualquer época da vida, mas, para os idosos, ele é ainda mais importante, pois evita que se sintam sozinhos e deprimidos. Com a idade avançada, as pessoas podem perder o interesse e o prazer por atividades que antes consideravam agradáveis e o convívio social é de fundamental importância para que isso não ocorra. 

Já a intergeracionalidade, que se traduz como a interação entre pessoas de diferentes gerações, favorece o desenvolvimento das pessoas idosas e mais jovens em diferentes aspectos. O contato intergeracional pode promover a renovação do conhecimento dos idosos, tendo em vista a velocidade da dinâmica da sociedade, que hoje é marcadamente influenciada pela tecnologia, pela virtualidade e por relações de trocas de informações, que são muito rápidas e efêmeras. 

Os mais jovens, por sua vez, passam a ter contato com experiências de vida mais maduras, com atitudes mais sóbrias diante de situações de conflito, com a necessidade de reflexão em contraponto a impulsividade e com o conhecimento acumulado ao longo dos anos, dentre outras características. 

"O ser humano é um ser social. Por isso, o convívio com outras pessoas é uma necessidade fundamental. Os idosos que não convivem socialmente acabam por perder a sua dignidade", destacou o professor da UNICAP.  
Os próximos encontros do Fórum acontecerão nos dias 08 de setembro, 13 de outubro e 10 de novembro, sempre pela internet.  

Parceria

O Sindsep-PE é parceiro, por meio de seu Núcleo dos Aposentados e Pensionistas, da Pró-Reitoria Comunitária da Unicap na realização do Fórum sobre Questões do Envelhecimento. O encontro mensal, que já ocorre há mais de seis anos, tornou-se uma oportunidade ímpar de formação contínua para os associados do Sindicato em diversos temas ligados às pessoas idosas. 

Mas ao contrário do que possa parecer, o Fórum não é apenas um evento direcionado aos idosos. "Ele é voltado para todos que se interessam pela geriatria, desde os estudantes, pesquisadores, até os cuidadores, além de familiares dos idosos e público em geral, uma vez que a grande maioria das pessoas também se tornará idosa um dia", observou a coordenadora do Núcleo dos Aposentados e Pensionistas do Sindsep-PE, Ana Estrela. 
 

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X