SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO
10/08/2020
O Instituto Humanitas Unicap irá promover a primeira versão online do Fórum sobre questões do envelhecimento com a live: A pessoa idosa no convívio social: família e intergeracionalidade. A live acontece nesta terça-feira (11), das 14h30 às 17h, pelo Google Meet. Para participar, a pessoa deve possuir uma conta do g-mail da Google e acessar AQUI.
"O último Fórum foi realizado no mês de março. Em seguida, veio a pandemia do novo coronavírus e não tivemos mais encontros. Como a Unicap está conseguindo promover suas aulas a distância pela internet, achamos por bem dar continuidade ao nosso trabalho usando a mesma tecnologia. Importante destacarmos que todos que participarem poderão interagir e dar suas opiniões", destacou o professor da Unicap e coordenador do projeto, João Luiz Correia Júnior.
A live contará com a participação da Assistente Social do CAPS Acolher (Centro de Atenção Psicossocial da Cidade do Moreno), Maria de Fátima de Oliveira Falcão, com a professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UNICAP, Cristina Maria de Souza Brito Dias e com a Fonoaudióloga e Coordenadora do Curso de Fonoaudiologia da Unicap, Maria da Conceição Silveira.
O convívio social e familiar é fundamental em qualquer época da vida, mas, para os idosos, ele é ainda mais importante, pois evita que se sintam sozinhos e deprimidos. Com a idade avançada, as pessoas podem perder o interesse e o prazer por atividades que antes consideravam agradáveis e o convívio social é de fundamental importância para que isso não ocorra.
Já a intergeracionalidade, que se traduz como a interação entre pessoas de diferentes gerações, favorece o desenvolvimento das pessoas idosas e mais jovens em diferentes aspectos. O contato intergeracional pode promover a renovação do conhecimento dos idosos, tendo em vista a velocidade da dinâmica da sociedade, que hoje é marcadamente influenciada pela tecnologia, pela virtualidade e por relações de trocas de informações, que são muito rápidas e efêmeras.
Os mais jovens, por sua vez, passam a ter contato com experiências de vida mais maduras, com atitudes mais sóbrias diante de situações de conflito, com a necessidade de reflexão em contraponto a impulsividade e com o conhecimento acumulado ao longo dos anos, dentre outras características.
"O ser humano é um ser social. Por isso, o convívio com outras pessoas é uma necessidade fundamental. Os idosos que não convivem socialmente acabam por perder a sua dignidade", destacou o professor da UNICAP.
Os próximos encontros do Fórum acontecerão nos dias 08 de setembro, 13 de outubro e 10 de novembro, sempre pela internet.
Parceria
O Sindsep-PE é parceiro, por meio de seu Núcleo dos Aposentados e Pensionistas, da Pró-Reitoria Comunitária da Unicap na realização do Fórum sobre Questões do Envelhecimento. O encontro mensal, que já ocorre há mais de seis anos, tornou-se uma oportunidade ímpar de formação contínua para os associados do Sindicato em diversos temas ligados às pessoas idosas.
Mas ao contrário do que possa parecer, o Fórum não é apenas um evento direcionado aos idosos. "Ele é voltado para todos que se interessam pela geriatria, desde os estudantes, pesquisadores, até os cuidadores, além de familiares dos idosos e público em geral, uma vez que a grande maioria das pessoas também se tornará idosa um dia", observou a coordenadora do Núcleo dos Aposentados e Pensionistas do Sindsep-PE, Ana Estrela.
DIA DA MULHER SERÁ MARCADO POR ATOS EM DEFESA DA VIDA DAS MULHERES
BOLSONARO ERRA E GERA CAOS ECONÔMICO COMO NÃO SE VIA HÁ DÉCADAS NO BRASIL
INCRA QUER EXPULSAR REPRESENTAÇÃO DOS TRABALHADORES DE SEUS PRÉDIOS
GOVERNO INSISTE NO TRABALHO AOS DOMINGOS, FLEXIBILIZAR SEGURANÇA E TERCEIRIZAÇÃO
DIA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO COM PRESSÃO DE PARLAMENTARES NA INTERNET
GASTO COM STELLA E HEINEKEN EM UM SÓ PREGÃO BANCARIA REFEIÇÕES DE SOLDADO POR 10 ANOS
DIA NACIONAL DE LUTA MOBILIZOU TRABALHADORES DA EBSERH EM TODO PAÍS
CRESCIMENTO DE VAGAS EM PLATAFORMAS DIGITAIS AUMENTA PRECARIZAÇÃO E AMEAÇA DIREITOS
CAMPANHA #ABRACEAVACINA MOBILIZA O BRASIL EM DEFESA DA VACINAÇÃO
SINDSEP PE REPUDIA SÉRIE PUBLICADA PELA EBSERH