SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - sindsep@sindsep-pe.com.br

Home | Notícias

Núcleo visita subsede do Sindsep em Ribeirão


Ana Melo e Elna Melo debateram a conjuntura política e econômica brasileira e questões ligadas às pessoas idosas

Publicado: 08/10/2025

O Núcleo de Aposentados, Aposentadas e Pensionista do Sindsep realizou uma visita à subsede do sindicato, localizada na Zona da Mata de Pernambuco, no município de Ribeirão, nessa terça-feira (07/10).

Atendendo a uma demanda da diretora territorial de base da Zona da Mata, Zuleide Nascimento, a coordenadora do Núcleo, Ana Melo, e a assessora política do Sindsep, Elna Melo, promoveram um debate em torno da conjuntura política e econômica brasileira e questões ligadas às pessoas idosas.  

Na ocasião, Elna destacou a tentativa do Centrão e da extrema direita Bolsonarista, a turma da PEC da Bandidagem da Câmara Federal, em aprovar a Reforma Administrativa e o desmonte dos serviços públicos. Elna destacou os inúmeros prejuízos que esta proposta causará para o serviço público brasileiro, para os servidores e população em geral.

“É uma proposta de Reforma que irá enfraquecer o serviço público, as relações de trabalho e promover a piora na qualidade dos serviços prestados à população. Com o desmonte do setor público, a população brasileira terá que pagar caro por serviços privados”, destacou Elna.     

Deputados de partidos como o PL, Republicanos, União Brasil, Podemos, PP, PSD, PSDB, MDB, PRD e Novo querem acabar com as políticas públicas aprovando a Reforma.

Os presentes também foram informados sobre o Projeto de Lei que tramita no Congresso Nacional sobre o auxílio nutricional para pessoas aposentadas. A iniciativa teve início a partir de uma proposta do Núcleo de Aposentados, Aposentadas e Pensionista do Sindsep, aprovada no Congresso Estadual do sindicato e no Congresso Nacional da Condsef.

“É importante acompanharmos, divulgarmos e pressionarmos pela aprovação deste projeto, porque ele estende a aposentados do serviço público federal, uma política prevista no programa de segurança alimentar”, observou Elna. 

Questões do envelhecimento

Durante a visita, a coordenadora do Núcleo, Ana Melo, tratou de temas como o envelhecimento saudável; direitos da pessoa idosa; Alzheimer, demência que afeta cerca de 70% dos idosos no mundo; e alimentação saudável, entre outros hábitos que promovem uma melhor qualidade de vida da pessoa idosa.

“O envelhecimento é um processo natural. Todos nós, caso não aconteça nenhum imprevisto, iremos envelhecer. Essa é uma fase da vida que merece muito respeito e cuidado. Por isso, é fundamental que os direitos da pessoa idosa sejam respeitados”, comentou Ana Melo.

Ana lembrou que as idosas e idosos devem ser preservados da violência física e psicológica, negligência, abandono e abuso financeiro. “Desdenhar, discriminar, humilhar, menosprezar, abandonar, expor a perigo, tratar de forma depreciativa são atitudes previstas como crimes pelo Estatuto da Pessoa Idosa. Precisamos ficar atentos para evitar qualquer um desses tratamentos”, concluiu.        

Na ocasião, as representantes do Sindsep distribuíram cartilhas sobre os direitos da pessoa idosa. Ao final, foi promovida uma breve confraternização com as filiadas e filiados presentes.



« Voltar


Receba Nosso Informativo

X