Este website utiliza cookies
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais
SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO
(81) 3131.6350 - sindsep@sindsep-pe.com.br
O Iphan Pernambuco só possui duas pessoas para dar conta de todas as políticas públicas que envolvem o reconhecimento e o plano de salvaguarda de um bem cultural como patrimônio imaterial. Não é à toa que a categoria está em greve
Publicado: 19/05/2025
A estreia internacional do filme “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, levou o frevo para o tapete vermelho do Festival de Cannes. O cineasta chegou ao local acompanhado pelo grupo Guerreiros do Passo, composto por nove dançarinos, e cinco músicos que promoveram um verdadeiro arrastão de frevo na França.
A festa foi linda e o reconhecimento da plateia, que aplaudiu o filme em pé tão lindo quanto. Mas precisamos falar sobre a situação da Cultura.
O frevo é considerado patrimônio cultural imaterial da humanidade pela Unesco e Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Ao todo, Pernambuco possui 16 bens culturais registrados como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. E o Maracatu está na fila como sendo o próximo a ser analisado.
Mas o Iphan Pernambuco só possui duas pessoas trabalhando neste setor. Apenas duas servidoras para dar conta de todas as políticas públicas que envolvem o reconhecimento e o plano de salvaguarda de um bem cultural como patrimônio imaterial.
Não é à toa que as servidoras e servidores federais da Cultura estão em greve desde o último dia 29 de abril. A categoria luta pela reestruturação da carreira e tem como principais demandas a consolidação do Plano das Carreiras da Cultura (PCCULT), a abertura de concurso público e melhorias nas condições de trabalho em todo o setor.