SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias

O bloco Abra o Olho sai nesta sexta de Carnaval pelas ruas do Bairro do Recife

19/02/2020




Do Sindsep-PE

Já é nesta sexta! O Carnaval 2020 chega e a expectativa dos servidores públicos federais de Pernambuco de ver, mais uma vez nas ruas, uma das agremiações mais politizadas dos festejos de Momo será atendida. Por solicitação dos próprios servidores, filiados ao Sindsep-PE, o Abra o Olho volta a desfilar pelas ruas do Recife. E dessa vez, a agremiação fará seu desfile em um dos maiores focos, se não o maior, do Carnaval pernambucano: o Bairro do Recife.

A concentração do Abra o Olho, que terá início às 14h da sexta-feira de Carnaval, acontecerá nas dependências do estacionamento Ceparks (rua da Guia, nº 81 – também com entrada pela rua do Apolo). Às 17h, o bloco sairá em cortejo pelo bairro do Recife. O seu estandarte e uma banda de frevo abrirá passagem para os foliões.

Na concentração, uma orquestra irá garantir a animação com muito frevo. Os servidores e seus familiares terão toda a segurança e comodidade necessárias para se divertirem da melhor forma possível. Guardado por muros, o Ceparks ainda tem toldos que protegerão os carnavalescos do sol e da chuva que porventura venha a cair. Seguranças também já foram contratados para o local. Uma ambulância será instalada no estacionamento para qualquer eventualidade. 

“Os servidores pediram e a gente resolveu colocar, novamente, o bloco na rua. Chegamos à conclusão que esse é um momento importantíssimo para levarmos o nosso recado à população”, destacou  o coordenador geral do Sindsep-PE, José Carlos de Oliveira. 

O recado

Como acontece ano a ano, o Abra o Olho volta a trazer um tema político para o Carnaval do Recife.  Com Eles querem destruir! Nós vamos resistir!, o bloco faz uma crítica à política de desmonte do serviço público e do Brasil por parte do governo Bolsonaro e, ao mesmo tempo, defende a resistência como forma de luta. 

As camisas do Abra o Olho, usadas pelos foliões durante o percurso nas ruas, trazem uma estampa inspirada no tema. Nela, trabalhadores correm afugentando Bolsonaro enquanto levam cartazes em defesa do serviço público, soberania nacional, mais empregos, educação, Amazônia, agroecologia e saúde.  

O Governo Jair Bolsonaro continua espalhando a mentira de que existem muitos servidores públicos, ganhando altos salários, e de que o setor público dá prejuízo ao país. Ora, o percentual de empregados no setor público brasileiro, nos três níveis, é de apenas 12,1%, enquanto nos países desenvolvidos, segundo a OCDE, é de mais de 20%. Além disso, a base dos servidores, ou seja, a grande maioria desses trabalhadores, ganha salários baixos que estão defasados há anos. Entre 2010 e 2019, a perda salarial chega a mais de 32%. 

Camisas

As camisas do bloco estão à venda na sede do Sindicato. Elas serão repassadas para os servidores ao preço simbólico de R$ 8,00. “Quem adquirir a camisa terá direito à água mineral que será distribuída na concentração. Durante a festa, os participantes também poderão comprar refrigerante, cerveja e alimentos a preços mais baixos que os comercializados em outros locais”, disse o diretor de imprensa e divulgação do Sindsep-PE, Fernando Lima. 
 

« Voltar

Receba Nosso Informativo

X