Este website utiliza cookies
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais
SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO
(81) 3131.6350 - sindsep@sindsep-pe.com.br
Publicado: 17/07/2025
A população brasileira precisa se unir contra um dos maiores atentados ao meio ambiente nacional. A Câmara dos Deputados aprovou, na surdina, durante a madrugada desta quinta-feira (17), o PL da Devastação.
O Projeto de Lei 2.159/2021, que institui a Lei Geral do Licenciamento Ambiental, é um grande retrocesso.
O PL também já foi aprovado no Senado. Agora ele segue para a Presidência da República. Lula deverá vetá-lo. Mas o Congresso pode derrubar o veto presidencial.
A solução será recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF), uma vez que vários pontos do PL são inconstitucionais.
Mas para recorrer ao STF, o governo precisará do apoio da população.
É fundamental que todas e todos compartilhem postagens em suas redes sociais contra este projeto. Você também pode enviar um recado ao presidente Lula pedindo pelo veto no site: https://pldadevastacao.org/
A proposta amplia o uso da licença ambiental por meio de autodeclaração e sem análise técnica prévia – medida que contraria decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) e ignora o princípio da precaução. Isso é o mesmo que colocar a raposa para tomar conta do galinheiro!
Condicionantes ambientais são desvalorizadas, e o texto não estabelece critérios nacionais mínimos para o licenciamento, repassando a definição aos estados e municípios, o que, segundo especialistas (leia relatório na íntegra), pode gerar insegurança jurídica.