SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - sindsep@sindsep-pe.com.br

Home | Notícias

O que pacifica o país é golpista cumprindo pena!


A redução de penas irá estimular novas tentativas de golpes contra a democracia

Publicado: 18/12/2025

Definitivamente, a pauta do Congresso Nacional foi sequestrada pelo Centrão e Extrema Direita bolsonarista. Depois de validar diversos projetos contrários aos interesses do Brasil e de toda a sociedade, o Congresso acaba de aprovar o PL da Dosimetria, o que poderá reduzir drasticamente as penas de Jair Bolsonaro (PL) e dos demais condenados pelo golpe de Estado.

Golpe que envolvia a tomada de poder à força e o assassinato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

Depois de sua aprovação na Câmara, na semana passada, o PL foi votado e aprovado pelos senadores nessa quarta-feira (17). Foram 48 votos a favor, 25 contrários e uma abstenção.

Agora, todos aguardam o veto do presidente Lula contra mais esse ataque à democracia brasileira. Lula tem 15 dias para decidir o que fazer. Mas já declarou que irá vetar o PL. No entanto, o Congresso deverá derrubar seu veto. 

Para que isso não ocorra, a população brasileira precisa se unir em uma grande mobilização nacional nas ruas e nas redes, como a que ocorreu pela isenção de imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil, com recolhimento de assinaturas em todo o país. 

Fala-se ainda na possibilidade de um mandado de segurança no STF contra a aprovação, sob a alegação de que o texto fere a Constituição Federal. Mas também fala-se em um grande acordo feito pelo Congresso e integrantes do STF para a redução das penas. 

Ou seja, apenas uma grande mobilização poderá barrar mais esse ataque ao Brasil. 

Pacificação para quem? O perdão irá estimular novos golpes! 

Deputados e senadores do Centrão e da Extrema Direita alegam que o PL da Dosimetria irá pacificar o país. Mas, na verdade, ele irá estimular novas tentativas de golpes contra a democracia. A partir do momento que essas pessoas receberem os benefícios da redução de penas, elas e outras irão se sentir mais à vontade para planejar novos crimes. Foi justamente o perdão aos golpistas de 1964 que fez com que Bolsonaro e a sua turma se sentissem estimulados a promover um novo motim. 

Importante destacar que existe uma fartura de provas em áudios, vídeos, mensagens e documentos que seriam utilizados para perpetrar o golpe, assassinar pessoas, anular uma eleição legitimamente democrática e tomar o poder a força.

Os atos preparatórios para o motim foram provados pela Polícia Federal. Ele não prosperou apenas porque o Exército e a Aeronáutica não deram o apoio necessário. Além disso, todo o processo de julgamento realizado pelo STF obedeceu estritamente a Constituição Brasileira, respeitando o direito de defesa e o contraditório de todos os acusados e, posteriormente, condenados.  

Houve tentativa de coação do Poder Judiciário por parte de Eduardo Bolsonaro (PL) e aliados, o que chegou a prejudicar toda a economia nacional por meio de taxas impostas pelos Estados Unidos. Mas essa tentativa também não teve êxito. 

Paralelamente, o Congresso começou a se movimentar para aprovação de um PL da Anistia. Mas a população brasileira se mostrou contrária aos planos dos deputados e senadores de direita, indo às ruas de cidades de todos os estados contra a iniciativa. 

Mas, virados de costas para a população, deputados e senadores do Centrão e Extrema Direita se uniram e articularam um acordo para aprovação de um projeto com um nome diferente mas que, na prática, servirá ao mesmo objetivo: beneficiar Jair Bolsonaro e todos os demais envolvidos no golpe. 

Enquanto os condenados e seus aliados estão articulando o perdão de um dos crimes mais graves que se pode cometer contra um país, o povo brasileiro clama por justiça.   

O que pacifica o país é golpista cumprindo pena pelos seus crimes e não sendo libertado da prisão para planejar novos golpes contra o país!



« Voltar


Receba Nosso Informativo

X