SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

O Sindsep repudia qualquer ataque a liberdade de expressão


Bolsonaro solicitou a abertura de inquérito criminal, pela Polícia Federal, para investigar uma campanha de Outdoors, colocados em 2020 em diversas cidades pernambucanas, que denunciava irresponsabilidades praticadas por ele

Publicado: 11/03/2021


O presidente Jair Bolsonaro empossou mais de seis mil militares para exercerem funções civis nos diversos escalões do seu governo e parece acreditar que o Brasil está em plena ditadura militar. Bolsonaro solicitou a abertura de inquérito criminal, pela Polícia Federal, para investigar uma campanha de Outdoors, colocados em 2020 em diversas cidades pernambucanas, que denunciava irresponsabilidades praticadas por ele. A campanha é assinada por várias entidades sindicais.

O Sindsep-PE repudia essa atitude e se solidariza com essas entidades, principalmente com Erika Suruagy, professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e ex-presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (Aduferpe), uma das entidades responsáveis pela campanha.

A investigação foi aberta no dia 29 de janeiro deste ano. Por meio de ofício enviado à Superintendência da PF no estado, Bolsonaro pede o indiciamento da docente por crimes contra a honra dispostos no Código Penal, nos artigos 140 e 141. Erika Suruagy já prestou depoimento. 

Os outdoors tinham os dizeres "o senhor da morte chefiando o país. No Brasil, mais de 120 mil mortes por Covid-19 #ForaBolsonaro". 

Esse é só mais um ataque à liberdade de expressão praticado por Bolsonaro. Antes, ele já havia utilizado a Controladoria Geral da União (CGU) para censurar dois professores universitários da Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul, que fizeram críticas a suas gestão.  Desta vez, o ataque foi direcionado as entidades que lutam pela vida e segurança dos trabalhadores pernambucanos.

Não podemos aceitar medidas como esta. O presidente da República está utilizando a PF, que deveria estar investigando violações da lei, para criminalizar a liberdade de expressão e opinião garantidas na Constituição Federal. Esta atitude reforça a necessidade da nossa luta contra o autoritarismo, contra o genocídio e contra o fascismo de Jair Bolsonaro. 
 

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X