SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias

Óleo chega aos lençóis maranhenses

29/10/2019




O petróleo cru que continua avançando pelo Nordeste, sem nenhuma explicação do Governo Federal, chegou a um dos paraísos ecológicos mais bonitos do Brasil: o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Depois de atingir praias do Maranhão, o óleo chegou às dunas dos lençóis. As areias sempre brancas e limpíssimas da região estão sujas por grandes manchas. O óleo já atingiu, pelo menos, 12 pontos daquele estado. Mais de 700 quilos da substância já foram retirados de uma das praias da região. Homens do Corpo de Bombeiros continuam trabalhando na remoção.  

Rio São Francisco

O óleo também já havia chegado na foz do rio São Francisco, em Piaçabuçu, litoral sul de Alagoas, ameaçando toda a fauna e flora do local, o abastecimento de água e o sustento das famílias da região. Atualmente, a  praia da região, que é uma reserva de proteção ambiental, apresenta grandes manchas de óleo petrificadas, que se assemelham a rochas. O local fica próximo ao Pontal do Peba, outra praia atingida pelo derramamento de petróleo.

O último levantamento divulgado pelo Ibama, em 27/10, indica que já são 249 localidades afetadas pelas manchas de óleo, em 92 municípios, dos nove estados do Nordeste, e 14 unidades de conservação. 
 

« Voltar

Receba Nosso Informativo

X