SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Outubro rosa é mês de prevenção contra o câncer de Mama


E a melhor forma de garantir a cura do câncer é o diagnóstico precoce. Não é difícil encontrar relatos de pessoas que superaram a doença porque o diagnóstico chegou cedo

Publicado: 04/10/2021
Escrito por: Ascom Sindsep-PE


O câncer de mama é o que mais mata mulheres no mundo. Não foi à toa que a doença ganhou um mês dedicado ao seu combate. O Outubro Rosa tem como objetivo principal alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer. A data, celebrada anualmente, tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização e prevenção do câncer de mama; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. 

E a melhor forma de garantir a cura do câncer é o diagnóstico precoce. Não é difícil encontrar relatos de pessoas que superaram a doença porque o diagnóstico chegou cedo. 

Mas estamos atravessando um período de pandemia do novo coronavírus, em que muitas mulheres foram obrigadas a deixar de lado os seus exames periódicos. Agora, com as clínicas já em funcionamento, é de fundamental importância que as mulheres retomem esses  exames. Mas também é importante que todos os cuidados com a prevenção ao novo coronavírus continuem sendo observados, como o uso de máscaras, marcação de horário para evitar aglomeração nas clínicas e uso de álcool 70%. 

O Sindsep-PE irá divulgar informações sobre a necessidade dos exames de prevenção, durante este mês de outubro, em suas redes sociais. Apesar de ser fatal quando não tratado, o câncer de mama pode ser curado em seu estágio inicial. A chance de cura quando se descobre este tipo de  câncer no começo é de 95%. Na maioria das vezes, nem é necessário retirar a mama. Apenas a parte onde está localizado o tumor. Por isso a importância de um diagnóstico na fase inicial. 

Os exames 

Todas as mulheres acima dos 40 anos de idade devem fazer a mamografia uma vez por ano. Mas o câncer de mama pode atingir mulheres a partir dos 25 anos, quando se dá o desenvolvimento completo das mamas, além de homens em número reduzido. Por isso é fundamental que todas e todos conheçam seus corpos, para saber o que é e o que não é normal. 

O autoexame da mama, uma vez por mês, pode auxiliar em um diagnóstico precoce. Embora muitos tipos de câncer de mama possam apresentar-se como um nódulo, nem todos aparecem desta forma. Mas existem outros sinais e sintomas que devem ser observados e comunicados imediatamente a um médico. 

Sinais e sintomas

Importante que as mulheres observem se um dos seios ou os dois apresentam: nódulos, covas, mamilos e aréolas com aspecto rugoso, áreas avermelhadas e quentes, secreções da cor vermelha ou transparente e feridas na pele. 

Deve-se verificar ainda caroços, mamilo retraído, veias crescentes, mudança no formato ou tamanho e aspecto de casca de laranja. O ideal é que a mulher faça o autoexame da mama uma vez por mês, de cinco a sete dias depois da menstruação ou em um dia fixo para quem não menstrua. 

Alguns nódulos, no entanto, podem ser benignos. Os tumores benignos de mama são crescimentos anormais, mas não se disseminam. O que vai determinar o que está causando a alteração na mama são exames como a mamografia, ultrassom ou ressonância magnética. Por isso, a necessidade de se procurar um especialista. 

Uma vida saudável

Manter um estilo de vida saudável, com boa alimentação e práticas de exercícios físicos, é a forma ideal para se prevenir contra diversos tipos de doenças crônicas, incluindo o câncer. Hábitos alimentares como uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais, com menos gordura, principalmente, de origem animal, é fundamental para a prevenção da doença. A dieta deve estar associada à prática de atividades físicas para manter o peso adequado à altura. Também deve-se evitar o consumo em excesso de bebidas alcoólicas e o tabagismo.  

A gordura animal, frituras, enlatados, embutidos, alimentos com excesso de sal e açúcar interferem na defesa imunológica, promovem aumento da inflamação, causando um dano celular, e podendo resultar em câncer. 
 

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X