SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - sindsep@sindsep-pe.com.br

Home | Notícias

Outubro rosa é um alerta à prevenção


A prevenção e o diagnóstico precoce ainda são as melhores maneiras de se combater o câncer de mama e de colo de útero

Publicado: 14/10/2025

Estamos no Outubro Rosa! O movimento internacional, celebrado anualmente, tem o objetivo alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo de útero, contribuindo para a redução da mortalidade.

Na maioria dos casos, o câncer de mama apresenta nódulos (caroços) nas mamas, axilas ou pescoço, fixos e geralmente indolores. São a principal manifestação, ocorrendo em 90% dos casos. Outro sintoma é a pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja. Alterações na aparência do mamilo ou saída de líquido também são frequentes. 

Quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos. Além disso, entre outros fatores estão: sedentarismo, obesidade e sobrepeso, tabagismo, consumo de bebida alcoólica, histórico de câncer de ovário ou mama na família, entre outros.

A mulher sempre deve apalpar seu mamilo no banho, na troca de roupa, em frente ao espelho em pé ou deitada, ou em situações que seja confortável. Isso permite que se acumule conhecimento do que é normal e fique alerta para algo diferente.

Mas nem sempre o câncer de mama apresenta nódulos, por isso a necessidade de exames periódicos de mamografia. Ele é indicado para mulheres entre 50 e 69 anos e deve ser feito a cada dois anos. A partir dos 35 anos, a mamografia pode ser indicada para mulheres com suspeita de síndromes hereditárias ou para complementar o diagnóstico, em caso de nódulos palpáveis.

Já a prevenção do câncer de colo do útero envolve a vacinação contra o HPV, a realização regular do exame preventivo (Papanicolau) e outras medidas como o uso de preservativos, manter uma alimentação saudável e evitar cigarros. A vacina protege contra o vírus que causa a maioria dos casos, enquanto o Papanicolau detecta lesões pré-cancerosas que podem ser tratadas.



« Voltar


Receba Nosso Informativo

X