SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias

Panfletagem, mobilização e Cine Democracia no Dia do Servidor

Fonte: Ascom Sindsep-PE
27/10/2020




O Dia do Servidor Público, comemorado em todo o Brasil nesta terça-feira, 28 de outubro, será marcado pela luta em defesa do serviço público. Durante todo o dia, os representantes dos trabalhadores e trabalhadoras realizarão manifestações nas ruas e nas redes sociais, em todo o país, em defesa do serviço público de qualidade para a população e da valorização do servidor.

Em Recife, a agenda começa com panfletagem na Estação Central do Recife, às 7h. Depois, tem um ato simbólico, às 14h30, na Avenida Guararapes. As mobilizações ocorrem contra o desmonte do serviço público, das estatais e das empresas públicas, que teve início no governo Michel Temer (MDB) logo após o golpe que retirou a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) da Presidência. O presidente Jair Bolsonaro tem intensificado o projeto de sucateamento do setor visando privatizar e repassar os serviços públicos para a iniciativa privada. 

Entre as primeiras empresas a serem entregues ao capital financeiro e às corporações multinacionais estão a Eletrobras e a Petrobras, que vem sendo fatiada para ser vendida a conta gotas.  Os atos também serão em defesa das empresas públicas que estão na mira da privatização como a Conab, Correios, Banco do Brasil, Petrobras e Caixa Econômica Federal. 

“Bolsonaro trabalha em conjunto com o governo dos Estados Unidos da América para promover o desmonte do Brasil e atacar a soberania nacional. Ele só recebeu o apoio dos EUA, nas últimas eleições presidenciais, porque assumiu esse compromisso. E o está cumprindo a risca”, destacou o coordenador geral do Sindsep-PE, José Carlos de Oliveira. 

Quando ainda era pré-candidato à Presidência do país, Bolsonaro viajou aos EUA e, em um sinal de submissão aos norte americanos, bateu continência à bandeira daquele país. Em seguida, ele recebeu a indicação do nome que viria a ser o seu ministro da Economia, o banqueiro Paulo Guedes, conhecido por integrar o grupo que implantou um dos regimes mais liberais e desiguais da América Latina, no Chile, durante a ditadura do general Augusto Pinochet. 

Depois da indicação de Paulo Guedes, Bolsonaro passou a adotar o discurso liberal, em contradição a seu discurso nacionalista raso, e deixou nas mãos de Guedes o destino do Brasil. Foi nesse período que Steve Bannon, assessor político norte americano, que serviu como assistente do presidente Donald Trump e estrategista-chefe da Casa Branca, passou a contribuir com a campanha de Bolsonaro nas redes sociais e garantiu a sua eleição com a propagação de milhares de mentiras. 

Reforma Administrativa

A proposta de reforma administrativa do governo Bolsonaro (PEC-32/2020) tem como objetivo desorganizar a administração pública, reduzir os investimentos em políticas sociais, facilitar as privatizações e permitir a criação de um serviço público subordinado e vinculado aos interesses do governo de plantão. Com o fim da estabilidade dos servidores, a ideia é reimplantar no Brasil um sistema que, antes de 1988, era marcado pela corrupção, empreguismo, clientelismo e outras formas de patrimonialismo e fisiologismo

Cine democracia

No dia 28, os servidores também terão acesso a uma programação cultural com a primeira edição do Cine Democracia. O Sindsep disponibilizará, em suas redes sociais (facebook, twitter, instagram e whatsapp), os links para que os servidores possam assistir a dois filmes. 

O primeiro é o documentário “A revolução não será televisionada”, sobre o golpe contra o governo democrático da Venezuela. O outro título é o documentário "Direitos em Construção Permanente", que faz uma análise comparativa dos ciclos de greves iniciados pelos metalúrgicos de São Paulo e do ABC paulista e pelos canavieiros de Pernambuco nos anos 1970. O filme trata da história da luta por direitos no Brasil, retratando a organização dos trabalhadores do campo e da cidade em diferentes períodos da trajetória do país. Participe! 

« Voltar

Receba Nosso Informativo

X