SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO
Fonte: Ascom Sindsep-PE
27/10/2020
O Dia do Servidor Público, comemorado em todo o Brasil nesta terça-feira, 28 de outubro, será marcado pela luta em defesa do serviço público. Durante todo o dia, os representantes dos trabalhadores e trabalhadoras realizarão manifestações nas ruas e nas redes sociais, em todo o país, em defesa do serviço público de qualidade para a população e da valorização do servidor.
Em Recife, a agenda começa com panfletagem na Estação Central do Recife, às 7h. Depois, tem um ato simbólico, às 14h30, na Avenida Guararapes. As mobilizações ocorrem contra o desmonte do serviço público, das estatais e das empresas públicas, que teve início no governo Michel Temer (MDB) logo após o golpe que retirou a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) da Presidência. O presidente Jair Bolsonaro tem intensificado o projeto de sucateamento do setor visando privatizar e repassar os serviços públicos para a iniciativa privada.
Entre as primeiras empresas a serem entregues ao capital financeiro e às corporações multinacionais estão a Eletrobras e a Petrobras, que vem sendo fatiada para ser vendida a conta gotas. Os atos também serão em defesa das empresas públicas que estão na mira da privatização como a Conab, Correios, Banco do Brasil, Petrobras e Caixa Econômica Federal.
“Bolsonaro trabalha em conjunto com o governo dos Estados Unidos da América para promover o desmonte do Brasil e atacar a soberania nacional. Ele só recebeu o apoio dos EUA, nas últimas eleições presidenciais, porque assumiu esse compromisso. E o está cumprindo a risca”, destacou o coordenador geral do Sindsep-PE, José Carlos de Oliveira.
Quando ainda era pré-candidato à Presidência do país, Bolsonaro viajou aos EUA e, em um sinal de submissão aos norte americanos, bateu continência à bandeira daquele país. Em seguida, ele recebeu a indicação do nome que viria a ser o seu ministro da Economia, o banqueiro Paulo Guedes, conhecido por integrar o grupo que implantou um dos regimes mais liberais e desiguais da América Latina, no Chile, durante a ditadura do general Augusto Pinochet.
Depois da indicação de Paulo Guedes, Bolsonaro passou a adotar o discurso liberal, em contradição a seu discurso nacionalista raso, e deixou nas mãos de Guedes o destino do Brasil. Foi nesse período que Steve Bannon, assessor político norte americano, que serviu como assistente do presidente Donald Trump e estrategista-chefe da Casa Branca, passou a contribuir com a campanha de Bolsonaro nas redes sociais e garantiu a sua eleição com a propagação de milhares de mentiras.
Reforma Administrativa
A proposta de reforma administrativa do governo Bolsonaro (PEC-32/2020) tem como objetivo desorganizar a administração pública, reduzir os investimentos em políticas sociais, facilitar as privatizações e permitir a criação de um serviço público subordinado e vinculado aos interesses do governo de plantão. Com o fim da estabilidade dos servidores, a ideia é reimplantar no Brasil um sistema que, antes de 1988, era marcado pela corrupção, empreguismo, clientelismo e outras formas de patrimonialismo e fisiologismo
Cine democracia
No dia 28, os servidores também terão acesso a uma programação cultural com a primeira edição do Cine Democracia. O Sindsep disponibilizará, em suas redes sociais (facebook, twitter, instagram e whatsapp), os links para que os servidores possam assistir a dois filmes.
O primeiro é o documentário “A revolução não será televisionada”, sobre o golpe contra o governo democrático da Venezuela. O outro título é o documentário "Direitos em Construção Permanente", que faz uma análise comparativa dos ciclos de greves iniciados pelos metalúrgicos de São Paulo e do ABC paulista e pelos canavieiros de Pernambuco nos anos 1970. O filme trata da história da luta por direitos no Brasil, retratando a organização dos trabalhadores do campo e da cidade em diferentes períodos da trajetória do país. Participe!
DIA DA MULHER SERÁ MARCADO POR ATOS EM DEFESA DA VIDA DAS MULHERES
BOLSONARO ERRA E GERA CAOS ECONÔMICO COMO NÃO SE VIA HÁ DÉCADAS NO BRASIL
INCRA QUER EXPULSAR REPRESENTAÇÃO DOS TRABALHADORES DE SEUS PRÉDIOS
GOVERNO INSISTE NO TRABALHO AOS DOMINGOS, FLEXIBILIZAR SEGURANÇA E TERCEIRIZAÇÃO
DIA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO COM PRESSÃO DE PARLAMENTARES NA INTERNET
GASTO COM STELLA E HEINEKEN EM UM SÓ PREGÃO BANCARIA REFEIÇÕES DE SOLDADO POR 10 ANOS
DIA NACIONAL DE LUTA MOBILIZOU TRABALHADORES DA EBSERH EM TODO PAÍS
CRESCIMENTO DE VAGAS EM PLATAFORMAS DIGITAIS AUMENTA PRECARIZAÇÃO E AMEAÇA DIREITOS
CAMPANHA #ABRACEAVACINA MOBILIZA O BRASIL EM DEFESA DA VACINAÇÃO
SINDSEP PE REPUDIA SÉRIE PUBLICADA PELA EBSERH