SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Pequenos agricultores promovem Plenária no Sindsep


A Plenária foi mais uma etapa de preparação para o 1º Encontro Nacional por Soberania Alimentar e Popular do MPA, que acontecerá em São Paulo

Publicado: 31/07/2015

Um dia inteiro de debates, música e poesia. Assim foi a Plenária do 1º Encontro Nacional por Soberania Alimentar e Popular do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), realizada nessa quinta-feira (30), no auditório do Sindsep-PE. A Plenária, na verdade, foi mais uma etapa de preparação para o 1º Encontro, que acontecerá nos dias 12 e 16 de outubro, em São Bernardo do Campo (SP).

O tema do Encontro: Aliança Camponesa e Operária por Soberania Popular guiou todos os debates da Plenária. “O Brasil passa por um momento muito difícil. Mas é um momento que tem nos dado força para atuar no sentido de fortalecer nossas instituições populares. E acredito que a parceria entre os movimentos do campo e da cidade deve ser fortalecida. Porque sem aliança não vamos a lugar nenhum”, destacou a coordenadora do Sindsep-PE, Graça Oliveira.

O MPA se contrapõe à lógica e modelo de produção em grande escala que vigora atualmente no Brasil. Os presentes ao encontro foram instados a debater outro modelo de produção, comercialização e consumo de alimentos.

“Atualmente, há uma ênfase em um modelo de produção em grande escala, com alimentos envenenados, que são comercializados em grandes redes de supermercado a preços muito altos. Além disso, a população está comendo muito mal. Industrializados que matam a fome, mas não alimentam de verdade”, destacou a coordenadora nacional do MPA, Rafaela Alves. A ideia é produção orgânica do pequeno agricultor e fazê-la chegar até a mesa do consumidor final.  

Os debates também se pautaram pela necessidade de reconstrução do estado brasileiro de forma a haver uma ampliação da democracia e maior distribuição de renda. Desta forma, as classes menos favorecidas, como os pequenos agricultores, passariam a ter vez e voz.

“A configuração do Estado brasileiro tem que ser modificada. Não podemos mais aceitar a lógica atual de concentração de renda, enquanto os produtores rurais, que levam o alimento para as mesas da população, são deixados de lado e esquecidos”, comentou Vani Souza, coordenadora do MPA em Pernambuco.

Esses assuntos terão destaque durante o Encontro que acontecerá em São Paulo com representantes de todo o País. Esse será o primeiro congresso do movimento, após 20 anos de formação. Ele acontecerá na Semana Nacional de Soberania Alimentar e será encerrado no Dia Mundial do Alimento. “Iremos debater estratégias para o campo com a consciência de que teremos que nos comunicar de forma mais eficaz com a cidade. Só teremos uma sociedade mais justa com uma aliança entre o campo e a cidade”, concluiu Vani Souza. 

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X