SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Pernambuco dá início a 3ª Semana da Comunicação Pública


Na pauta, a democratização da comunicação. Assunto que será o tema de encontros realizados em mais outros três estados brasileiros

Publicado: 05/05/2015

Na pauta, a democratização da comunicação. Assunto que será o tema
de encontros realizados em mais outros três estados brasileiros



O tema da democratização da comunicação pautará diversos espaços de debate no Brasil, nessa semana. As recentes reflexões sobre os 50 anos da Globo e sobre o monopólio da informação mostraram a importância dessa discussão para ampliar o acesso à informação no Brasil.

Em Pernambuco, “Regulamentar a mídia para democratizar o Brasil” será o eixo da 3º semana de comunicação Pública em Pernambuco, que começa hoje.

Parceria inédita entre sete cursos de comunicação do Estado, o encontro ocorre até a próxima sexta-feira (08/05), com programação distribuída entre Recife, Olinda e Caruaru. O evento é promovido pelo Núcleo de Televisão e Rádios Universitárias da Universidade Federal de Pernambuco.

Na mesa de abertura, estará presente a secretária de comunicação da CUT e coordenadora do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), Rosane Bertotti, e o presidente da Empresa Brasil de Comunicação, Nelson Breve. Veja programação completa aqui: comunicacaopublicape.com.br

Assuntos como a democratização do direito à comunicação, direito autoral, saúde pública, novas mídias, editais de fomento e produção independente também farão parte do debate. Estão previstos também lançamentos de livros e a realização de oficinas durante os quatro dias de atividade.

Comunicação e Democracia no Brasil também é assunto em Minas

A Faculdade de Comunicação e Artes na PUC, em Minas Gerais, por meio do Centro de Comunicação Integrada (CCI), debate a Comunicação e Democracia no Brasil.

O seminário de Pesquisa e Extensão de 2015 será realizado no campus Coração Eucarístico e acontecerá entre os dias 5 e 7 de maio. O objetivo é discutir temas relacionados a comunicação nos âmbitos sociais, político e econômico.

Na noite do dia 6, na mesa Mídia e Democracia terá Rosane Bertotti e o representante do Observatório de Imprensa Venício Lima. Além do ex-presidente da Federação Nacional dos Jornalistas, Américo Antunes.

A programação completa está no site da PUC Minas, pucminas.br.

Brasília

No dia 7 de maio na Câmara dos Deputados em Brasília, será lançada a Frente Parlamentar em apoio e Fortalecimento da Mídia Regional.

O deputado Federal Pedro Uczai (PT/SC) será conduzido à Presidente. “Vejo como muito rico esse novo horizonte em que a Mídia Regional assume seu papel de grande força na Comunicação no país. Temos a tarefa de estreitar as relações entre o Congresso e a sociedade e por extensão com os órgãos de comunicação, especialmente do Interior, onde se encontra a maioria da população brasileira”, disse Uczai, que também ressaltou a importância de estreitar “as relações dos veículos de Comunicação com os órgãos do Governo”.

A frente será oficializada com café da manhã entre parlamentares, entidades e profissionais da chamada imprensa regional. Além do ministro das comunicações, Ricardo Berzoini, e da secretaria de comunicação social, Edinho Silva.

Para a coordenadora do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação e secretária nacional de comunicação da CUT, Rosane Bertotti, fomentar a mídia regional é fundamental para a democratização da comunicação.

“Quando a gente debate a mídia regional, a gente tá debatendo uma estratégia de democratização da comunicação de respeito a diversidade, produção independente e a outras produções culturais. Falar de mídia regional a gente também precisa debater critérios de publicidade, critério de financiamento, critério de investimento e critérios de concessão. Você não consegue debater mídia regional sem dizer que vai fortalecer a mídia regional sem mexer na estrutura, sem mexer no sistema. Porque as mídias regionais estão dentro do sistema”.

Também na câmara às 9h30 acontecerá uma audiência pública sobre o Projeto de Lei 4026/2004, que trata dos limites à concentração econômica nos meios de comunicação social, com Rosane Bertotti, Berzoini, a assessora da presidência do conselho administrativo de Defesa Econômica, Ana Carolina Lopes de Carvalho e o professor Venício Artur de Lima.

Rio de Janeiro lança site com debate

Com debate sobre o papel da CUT na democratização da mídia, às 18 horas será lançado o novo site da CUT Rio de Janeiro na sede da entidade. A atividade contará com a participação de secretários de Comunicação nacional da CUT, Rosane Bertotti, e da CUT-RJ, Edison Munhoz.



 
« Voltar


Receba Nosso Informativo

X