Este website utiliza cookies
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais
SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO
(81) 3131.6350 - sindsep@sindsep-pe.com.br
Publicado: 08/02/2023
É chegada a hora dos foliões e foliãs do bloco Abra o Olho mostrarem toda a sua criatividade e irreverência. Atendendo a pedidos da categoria, a direção do Sindsep-PE irá promover um concurso de fantasias na prévia do bloco que será realizada na próxima sexta-feira (10). A fantasia vitoriosa ganhará um brinde surpresa.
“A ideia é fazer com que nossos filiados, filiadas e seus familiares soltem toda a sua criatividade, preparem a sua fantasia e venham pular Carnaval com a gente da forma mais alegre possível”, comentou o coordenador-geral do Sindsep, José Carlos de Oliveira.
A avaliação das fantasias será feita por um júri que será composto por até três avaliadores. Eles escolherão a melhor fantasia, levando em consideração os seguintes critérios: originalidade, criatividade, apresentação e animação.
Os concursos de fantasia fazem parte da história do Carnaval brasileiro. Entre as décadas de 50 e 70, os bailes e concursos de fantasias eram a grande atração do calendário carnavalesco. Pessoas desfilavam com suas fantasias luxuosas para uma bancada de júri e uma multidão de foliões, em clubes espalhados por todo o país. Com o passar do tempo, as fantasias foram ganhando mais irreverência e criatividade.
Hoje, os concursos diminuíram. Mas as fantasias estão nas ruas. Dividindo o período de Momo com os blocos de Carnaval, grupos de maracatu, ciranda, cavalo marinho, caboclinho, escolas de samba e trios elétricos. “Com essa proposta de concurso, pensamos em fazer um resgate de toda a história do Carnaval”, disse José Carlos.
Infraestrutura
Os servidores filiados ao Sindsep e seus familiares terão acesso à festa por meio de pulseiras que serão distribuídas na entrada da sede. Os foliões e foliãs irão contar com toda a infraestrutura necessária para brincar a prévia de forma tranquila. Vai ter segurança privada e ambulância a postos. No local, bebidas e comidas, como sempre, a um preço acessível.
A direção do Sindsep orienta aos foliões e foliãs a irem de transporte público ou aplicativo de corrida (Uber, 99Pop ou inDrive) para a festa. Mas para aqueles que não farão uso de bebidas alcoólicas, o sindicato providenciou um estacionamento com capacidade para 30 veículos, que está localizado na rua da sua sede. O terreno fica na esquina da rua, ao lado da praça Oswaldo Cruz. Para ter acesso ao estacionamento, o sócio deverá estar em dia com sua mensalidade e reservar um espaço com antecedência, na sede do Sindsep.
É frevo!
E para animar os foliões e foliãs fantasiados, a prévia do Abra o Olho contará com o cantor Eduardo Moreno e a Orquestra Arrecifes Frevo, que irão apresentar um repertório recheado de clássicos do frevo pernambucano.
A Orquestra Arrecife Frevo, com 14 anos de estrada, é formada por ex-alunos do centro de música do Recife, com a participação do maestro Robson e dos cantores Marcelo e Suellen.
O cantor e compositor, Eduardo Moreno, com três CD’s gravados, se apresenta com uma banda formada por contrabaixo, bateria, guitarra, teclado, dois percussionistas e um naipe de metais com sax, trompete e trombone. Há mais de 15 anos, Moreno é o cantor da Frevioca.
Política
Como acontece ano após ano, desde a sua fundação, em 1999, o bloco Abra o Olho apresenta um tema político no Carnaval. Este ano, o tema é "A Esperança Equilibrista", que remete à esperança da reconstrução do Brasil e de sua democracia, do fortalecimento dos serviços públicos e da valorização dos servidores e servidoras.
A marca do bloco mostra o Brasil se equilibrando em uma corda bamba entre o Congresso e o Palácio do Planalto, deixando claro que o país passou por um período complicado de ataque à sua democracia e mais uma tentativa de golpe.
Por isso, a importância de todos e todas se unirem para festejar a superação de um dos momentos mais obscuros da história do país: o governo Bolsonaro. Por outro lado, a imagem passa a ideia de que todo mundo deve permanecer unido e atento em defesa do país, da liberdade e da democracia.