Este website utiliza cookies
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais
SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO
(81) 3131.6350 - sindsep@sindsep-pe.com.br
Publicado: 12/04/2019
Da Ascom Sindsep-PE
O programa de televisão, Trilhas da Democracia, que tem apoio do Sindsep-PE, teve seu dia e horário de exibição alterados na TV Pernambuco. A partir da próxima semana, o Trilhas irá ao ar nas terças-feiras, às 21h30, no canal digital 46.1. A reapresentação continuará sendo aos domingos, às 19h. Além disso, o programa continua sendo exibido pelo canal do Youtube: Trilhas da Democracia.
O programa da próxima terça-feira (16) tem como entrevistados o coordenador geral do Sindsep-PE, José Carlos de Oliveira, e o procurador do Ministério Público do Trabalho, José Laízio Pinto Júnior. Os convidados falam sobre os impactos da reforma Trabalhista e a ofensiva contra os sindicatos por meio da Medida Provisória 873, que prevê a suspensão do desconto voluntário e autorizado da contribuição dos trabalhadores sindicalizados em seus contracheques, o que acontece há mais de 30 anos.
Com coordenação e apresentação do historiador e professor da UFPE, Marco Mondaini, o Trilhas da Democracia surgiu em função do avanço do conservadorismo e da necessidade de se ocupar espaço para fazer um debate crítico do Brasil.
A ideia do programa é a de propagar um discurso diferente do que predomina nos grandes meios de comunicação comerciais. Um discurso a favor da maioria da população que analise os fatos sob a ótica de quem defende mudanças sociais e melhor qualidade de vida para todos.
O programa vem sendo exibido em dois formatos. Estão sendo veiculadas entrevistas individuais com pessoas de renome no cenário nacional como o sociólogo e cientista político Emir Sader e a economista Tânia Bacelar.
Também estão sendo exibidos programas com dois entrevistados, sendo um ligado aos movimentos sociais e um pesquisador da academia. Espera-se que o elo promovido entre a sociedade civil e a universidade contribua também para a troca de saberes, união de forças e afinação de discursos para que se possa enfrentar o avanço do conservadorismo no Brasil. Mas esse modelo não é engessado. O programa de estreia é uma prova disso.
Trilhas da Democracia é resultado de uma parceria entre a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Empresa Pernambucana de Comunicação (EPC), por meio da TVPE, o Sindsep-PE e a Fase, Organização não Governamental que desenvolve estratégias para o monitoramento de políticas públicas, visando a garantia do direito à cidade com participação popular.
As reformas e o ataque aos sindicatos
O ano de 2017 foi especialmente cruel para os trabalhadores brasileiros. A primeira grande mudança ocorreu com a aprovação da Lei da Terceirização, no mês de março. Em julho, foi aprovada a reforma Trabalhista, que retirou diversos direitos dos trabalhadores, modificando mais de 100 pontos da CLT. A promessa era de geração de empregos. Mas o desemprego só aumentou.
Agora, o governo Bolsonaro tenta aprovar o desmonte da Previdência. E para evitar a reação da classe trabalhadora, foi editada a MP 873, que suspende o desconto da contribuição dos trabalhadores sindicalizados em seus contracheques. Com isso, tentam asfixiar os sindicatos financeiramente.
Foi para falar sobre esse cenário que o Trilhas da Democracia convidou o coordenador geral do Sindsep-PE, José Carlos de Oliveira, e o procurador do Ministério Público do Trabalho, José Laízio Pinto Júnior.
“Esse programa é mais uma trincheira contra os desmandos desse governo. Por isso, o nosso apoio. Precisamos utilizar de todas as formas possíveis para alertar a população e evitar mais ataques aos trabalhadores”, disse José Carlos.
SERVIÇO:
Programa Trilhas da Democracia
Apresentação: TVPE (Canal 46.1) e redes sociais
Dia: Terça-feira
Hora: 21h30