Este website utiliza cookies
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais
SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO
(81) 3131.6350 - sindsep@sindsep-pe.com.br
Publicado: 05/02/2026
O Sindsep-PE apresentou a sua proposta de Auxílio Nutricional para as aposentadas, aposentados e pensionistas do serviço público federal brasileiro durante a reunião do coletivo nacional das pessoas aposentadas, idosas e pensionistas da Central Única dos Trabalhadores (CUT).
O encontro aconteceu na última terça-feira (03), com a presença de representantes de entidades sindicais de vários estados brasileiros. A reunião foi coordenada pelo diretor da CUT Nacional e secretário da pasta, Ari Aloraldo.
A assessora sindical do Sindsep, Elna Melo, explicou a proposta de auxílio nutricional, lembrando que ela foi aprovada por unanimidade no Congresso Estadual do Sindicato e no Congresso Nacional da Condsef. A proposta também foi aprovada nas plenárias estadual e nacional da CUT.
Na ocasião, Elna exibiu a fundamentação e o estudo que embasou a proposta da criação do auxílio. Depois da apresentação, a representação da CUT e a socióloga e pesquisadora da economia do envelhecimento, Maria do Carmo Guido, solicitaram o material, que já foi disponibilizado.
“O processo de envelhecimento precisa da atenção com políticas públicas voltadas ao cuidado, a qualidade de vida com dignidade e justiça social. Essas políticas não podem e nem devem ser simples respostas ao público idoso, mas a garantia de que esse público pode envelhecer de forma saudável, autônoma, segura e de forma decente”, destacou Elna Melo.
Seminário
A reunião tratou também do seminário sobre seguridade social que acontecerá no próximo mês de abril, em Brasília, ainda sem data definida.
Durante o seminário, serão debatidos temas sobre a organização do segmento e a economia do cuidado, seguridade social, reforma da Previdência e seus efeitos contínuos, os desafios operacionais e digitais do INSS, cobertura universal da previdência, o RPPS e o futuro do servidor público idoso.
Também serão discutidos temas como a judicialização dos RPPS, previdência complementar e desvinculação da aposentadoria em relação ao salário mínimo.
Por último, ficou acordado que as reuniões do coletivo nacional das pessoas aposentadas, idosas e pensionistas da CUT acontecerão na primeira terça-feira de cada mês.