SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Reforma Administrativa promoverá loteamento político e corrupção


A PEC-32 já nasceu inconstitucional. Mas os deputados da CCJ aprovaram a sua admissibilidade nesta terça-feira (25). Os deputados federais pernambucanos Silvio Costa Filho e Pastor Eurico votaram a favor do desmonte do serviço público

Publicado: 25/05/2021
Escrito por: Ascom Sindsep-PE


Uma transformação no setor público brasileiro para permitir o loteamento político dos cargos com o ingresso de trabalhadores, nas mais diversas áreas de atuação da Administração Pública, sem a necessidade de aprovação por concurso. Esse é um dos principais objetivos da proposta de Reforma Administrativa (PEC-32) do governo Bolsonaro. Por outro lado, a proposta pretende possibilitar a perseguição e demissão de trabalhadores que não apoiem os absurdos que vêm sendo praticados pelo atual governo. Ela possibilita ainda a demissão daqueles que não quiserem repassar parte de seus salários para os políticos que os indicarem. Desta forma, a  prática conhecida como rachadinha pode ser ampliada para todo o setor público nacional.   

“Os integrantes deste governo estão querendo fazer exatamente aquilo que eles acusavam os governos anteriores de fazer. Ou seja, lotear o serviço público com apadrinhados e aliados políticos que irão fechar os olhos para qualquer irregularidade que passe a ser cometida no setor com receio de serem demitidos. Sem concurso público e sem estabilidade, a corrupção irá se instalar no serviço público brasileiro”, destacou o coordenador-geral do Sindsep-PE, José Carlos de Oliveira.   

Com a corrupção instalada no setor, haverá um enorme gasto de dinheiro público e a única conclusão possível é de que esta reforma nunca teve como objetivo reduzir gastos para modernizar e otimizar os serviços. Os cargos que poderão ser ocupados por indicação de políticos irão gerir recursos da ordem de R$ 11,5 trilhões. Caso haja o desvio de apenas 1% desse valor, haverá um prejuízo para os cofres públicos da ordem de R$ 115 bilhões.

CCJ 

A PEC-32 já nasceu inconstitucional em diversos pontos. Mas os deputados da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovaram a sua admissibilidade nesta terça-feira (25/05), fechando os olhos para diversas análises jurídicas apresentadas pelos representantes dos trabalhadores. Foram 39 votos favoráveis e 26 contrários. Os deputados federais pernambucanos Silvio Costa Filho e Pastor Eurico votaram a favor do desmonte do serviço público. Agora, a PEC segue para ser analisada por uma comissão especial.  

Cancela a reforma 

A participação de todos é fundamental para mudar o voto dos parlamentares que continuarão a analisar a Reforma. Os servidores podem ingressar no site Na Pressão (aqui) para enviar e-mails ou contatar pelas redes sociais ou por telefone todos os parlamentares. E a mensagem a ser dada é simples: "Deputado que votar pelo fim dos serviços públicos não volta em 2022”. 

A Condsef/Fenadsef também lançou um desafio aos trabalhadores. Conseguir o maior número de votos na opção Discordo Totalmente da enquete da Câmara dos Deputados sobre a PEC-32. Para votar basta acessar aqui. O desafio faz parte da campanha Cancela a Reforma. Os servidores podem ter acesso ao material da campanha no site da Condsef/Fenadsef aqui    

Quem quiser receber as informações contra a Reforma Administrativa em seu celular pode salvar o número (61) 98357-4114 na agenda e enviar uma mensagem. Siga também nas redes socias (@cancelaareforma): Instagram, Facebook, Twitter e YouTube

Nesta quinta-feira (27), às 18h, haverá ato nacional contra a reforma Administrativa promovido pela Condsef/Fenadsef, Fenasefe, CNTE e parlamentares contrários ao projeto de desmonte do setor público. O ato será transmitido nas redes sociais das entidades. 
 

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X