SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias

Representantes dos servidores estarão reunidos em Plenária Nacional

25/11/2019




Lideranças das centrais sindicais e de todas as entidades de servidores públicos municipais, estaduais e federais, de trabalhadores de empresas públicas e estatais, incluindo os institutos e fundações, estarão reunidos em uma grande plenária nesta terça-feira (26) em Brasília. A Plenária Nacional é a primeira atividade da Jornada Unitária Nacional de Lutas, lançada no dia 18 de novembro. O encontro será realizado a partir das 9 horas, no Teatro dos Bancários. Convocada pela Condsef, CNTE, CNTSS, CNTLL, Fasubra, Confetam e CUT, a Plenária tem como objetivo construir a resistência às medidas do governo Bolsonaro. 

Entre as medidas do governo que irão prejudicar os servidores públicos estão as alterações das carreiras públicas e privatizações de empresas estatais que dão lucro ao país e têm como função o atendimento público e gratuito à sociedade. As propostas desobrigam o Estado a promover o desenvolvimento social, transferem centenas de bilhões de reais de fundos públicos para o setor privado, congela salários (incluindo o salário mínimo) e encerra serviços públicos pelo esvaziamento de pessoal. 

“Ou seja, um verdadeiro desmonte do Estado brasileiro e de substituição de responsabilidades públicas para empresas privadas que cobrarão por atendimentos hoje gratuitos”, comentou o coordenador geral do Sindsep-PE, José Carlos de Oliveira.  

Além disso, o governo prepara a reforma Administrativa que deve ser divulgada em breve e, de acordo com levantamentos prévios, alterará a estabilidade dos servidores, reduzirá cargos e diminuirá jornadas de trabalho e remunerações. Segundo o ministro Paulo Guedes, novos servidores podem ter contrato temporário de dez anos. 

Programação

Pela manhã, os trabalhadores reunidos na Plenária Nacional em defesa dos serviços públicos municipais, estaduais e federais; das empresas públicas e estatais; e dos trabalhadores do Brasil discutirão uma agenda de ação contra as reformas administrativas, trabalhistas e as iniciativas privatistas.

Na parte da tarde, a Plenária contará com lideranças das Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, além de deputados e senadores, lideranças das frentes parlamentares existentes, representantes da CNBB, da OAB, da Anamatra, da ANPT, e de outras entidades atuantes. O objetivo é conquistar a adesão dessas organizações e ampliar  o apoio à agenda de mobilização.

Já na próxima sexta-feira (29), será realizado o seminário Desmonte do Estado e subdesenvolvimento: O que nos aguarda? Como resistir e superar a crise brasileira?, organizado pela Articulação de Carreiras Públicas para o Desenvolvimento Sustentável. O evento ocorrerá no Auditório Freitas Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília, a partir das 9 horas.

« Voltar

Receba Nosso Informativo

X