SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Reunião jurídica, Dia Nacional de Luta e Cine Democracia na semana do servidor


Apesar dos servidores públicos estarem sofrendo uma série de ataques por parte do Governo Federal a sua história de luta e conquistas mostra que há muito o que comemorar

Publicado: 26/10/2020
Escrito por: Ascom Sindsep-PE


Nesta terça-feira (27), dia que antecede a data de comemoração do Dia do Servidor Público, o Sindsep irá promover uma reunião jurídica pela plataforma Zoom. Nela, os servidores poderão tirar dúvidas, com o corpo jurídico do Sindicato, sobre o andamento dos processos que lhe dizem respeito. O encontro jurídico acontece das 9h30 às 12h. Quem tiver interesse deverá acessar o aplicativo Zoom e entrar com o ID: 976 5574 2015 e a senha: 070901. O servidor deve se identificar, informar o seu órgão e aguardar em uma sala de espera até que o seu acesso na reunião seja liberado.   

Já no dia 28, acontecerá o Dia Nacional do "Eu Luto Pelos Serviços Públicos". Entre as ações, a Condsef/Fenadsef realizará uma live, a partir das 18h, onde será discutida a importância dos serviços públicos na garantia dos direitos constitucionais dos brasileiros. Também estará em debate as ações contra a reforma Administrativa e a defesa do setor público. A construção e deflagração de uma greve geral do setor também entrará em pauta. A live será transmitida pelo YouTube (www.youtube.com/user/Condsef) e Facebook (www.facebook.com/condsef).  

“Estamos passando por grandes dificuldades diante de um governo que tem como projeto a desconstrução de um país que passa, obrigatoriamente, pelo desmonte do setor público. Mas já enfrentamos situações parecidas com essa e as superamos com nossa união e mobilização. Dessa vez, não será diferente. Todos nós nos orgulhamos do nosso trabalho imprescindível. Viva os servidores e viva os serviços públicos”, comentou o coordenador geral do Sindsep-PE, José Carlos de Oliveira. 

No dia 28, os servidores também terão acesso a uma programação cultural com a primeira edição do Cine Democracia. O Sindsep disponibilizará, em suas redes sociais (facebook, twitter, instagram e whatsapp), os links para que os servidores possam assistir a dois filmes. 

O primeiro é o documentário “A revolução não será televisionada”, sobre o golpe contra o governo democrático da Venezuela, em abril de 2002. O outro título é o documentário "Direitos em Construção Permanente", que faz uma análise comparativa dos ciclos de greves iniciados pelos metalúrgicos de São Paulo e do ABC paulista e pelos canavieiros de Pernambuco no final dos anos 1970. O filme trata da história da luta por direitos no Brasil, retratando a organização dos trabalhadores do campo e da cidade em diferentes períodos da trajetória do país.

Lutas e conquistas

Apesar dos servidores públicos estarem sofrendo uma série de ataques por parte do Governo Federal a sua história de luta e conquistas mostra que há muito o que comemorar. Antes da união e luta dos trabalhadores, o serviço público brasileiro era realizado por trabalhadores indicados por políticos que estavam no poder. Era um período marcado pela corrupção, empreguismo, clientelismo e outras formas de patrimonialismo e fisiologismo. 

A Constituição Federal de 1988, promulgada após a ditadura militar,  promoveu a reforma do Estado, criando o Regime Jurídico Único, o ingresso no serviço público por concurso e a estabilidade. Além disso, reconheceu  o direito de organização sindical e dos sindicatos de servidores se legalizarem.
 

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X