SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias

Secretário geral do Sindsep-PE faz parte de comissão do Conselho Nacional de Saúde

Fonte: Ascom Sindsep-PE
28/11/2019




O secretário geral do Sindsep-PE, José Felipe Pereira, foi indicado pela Condsef/Fenadsef para a Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho (CIRHRT) do Conselho Nacional de Saúde (CNS).  Ele vai ocupar o assento no triênio 2019/2022, representando os trabalhadores do setor. O diretor do sindicato faz parte também dos Conselhos Estadual e Municipal de Saúde do Recife.

José Felipe Pereira conta que os conselhos de saúde existem desde a década de 30 do século passado. “Nossa função é fiscalizar, acompanhar e apontar políticas públicas na área de saúde, não só para os mais pobres, mas para toda a sociedade”, explica o secretário geral do Sindsep-PE.

Na CIRHRT, José Felipe Pereira vai atuar nos pareceres para novos cursos na área de saúde, discutir relações de trabalho e demais protocolos do SUS.   

A primeira reunião da CIRHRT do Conselho Nacional de Saúde foi nos dias 19 e 20 deste mês, em Brasília. Ele conta que a pauta girou em torno do planejamento da comissão para o próximo triênio, bem como discussão dos impactos da reforma trabalhista para os trabalhadores do SUS. Outro assunto abordado foi a expansão desordenada de cursos na modalidade à distância (Ead) na área de saúde. 

Questionado sobre a importância do CNS, José Felipe Pereira dá o exemplo dos conselhos ambientais. Eles foram desmobilizados nos últimos anos e, recentemente, numa tragédia ambiental como o derramamento de óleo no litoral do Nordeste, eles fizeram muita falta. “A tragédia só não foi maior por causa da mobilização dos nativos das áreas atingidas porque o governo demorou muito para atuar”, lembra o sindicalista. 
 

« Voltar

Receba Nosso Informativo

X