Este website utiliza cookies
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais
SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO
(81) 3131.6350 - sindsep@sindsep-pe.com.br
Publicado: 14/10/2015
Da página do FNDC
A Semana Nacional pela Democratização da Comunicação tem início hoje (14) com atividades confirmadas em pelos menos 13 estados de todas as regiões do país. São inúmeras ações previstas até a próxima quarta-feira (21) que vão desde panfletagens, debates, audiências púbicas, rodas de conversa, minicursos, oficinas, até intervenções culturais, atos políticos e festas temáticas.
Convocada pelo Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, a ‘Semana’ tem por objetivo a atenção sobre a importância da atualização do marco legal para as comunicações, que contemple todos os setores da sociedade, com ênfase no apoio e coleta de assinaturas ao Projeto de Lei de Iniciativa Popular da Mídia Democrática e cobrar do Poder Público medidas imediatas para avançar na garantia e promoção da liberdade de expressão.
Vale lembrar que menos de dez grupos familiares concentram os principais meios de comunicação no Brasil, numa verdadeiro esquema de monopólios e oligopólios em âmbito regional e nacional. Além disso, cerca de 25% dos senadores e 10% dos deputados controlam concessões de rádio e televisão, violando a Constituição Federal de 1988 e desequilibrando o jogo democrático da representação política. A violação de direitos humanos praticada pela mídia e falta de equilíbrio entre emissoras públicas, comunitárias e comerciais se soma a todo esse cenário de pouca diversidade e pluralidade de ideias, impactando seriamente sobre as condições para o exercício pleno da nossa democracia.
Contexto político
O atual cenário político brasileiro, com o aumento da movimentação antipopular que busca quebrar a legalidade democrática expressa no voto, aliado à promoção, por parte dos governos, de medidas de austeridade que afetam as condições de vida da maioria da população, tornam a luta pelo direito à comunicação ainda mais estratégica se queremos alcançar um projeto justo e democrático para o desenvolvimento do país.
Confira a programação da Semana Nacional pela Democratização da Comunicação em Pernambuco:
Atividades ocorrem em Recife e Paulista, e incluem lançamento de publicações e vídeos, além de debates e rodas de conversa
Ativistas e entidades civis de Pernambuco programaram diversas atividades para marcar a Semana Nacional pelo Direito à Comunicação no estado. Lançamento de vídeos e publicações, audiências públicas, rodas de diálogo, debates, panfletagens e oficinas estão previstas. Veja os detalhes, compartilhe e participe!
Dia 14/10 (quarta) - Lançamento itinerante do Manual Prático (muito prático mesmo) do direito à comunicação. Ponto de encontro: Av. Rio Branco (Recife/PE), às 10h. (Org.: Centro de Cultura Luiz Freire/CCLF).
Dia 15/10 (quinta) - Lançamento internético do vídeo “101,5FM: a lenda da Radio Frei Caneca”. Use a hashtag #freicanecafm, a partir das 10h. Mais tarde, às 18h, projeção do vídeo na Praça do Diário (Org.: OrgTerral, Escola Móvel da CUI e Mirim).
- Oficina de Análise Crítica de Mídia, das 8h às 11h, no Centro de Artes e Comunicação da UFPE (Org.: Observatório de Mídia da UFPE e Auçuba).
Dia 16/10 (sexta) - Oficina de Análise Crítica de Mídia, das 8h as 11h, no Centro de Artes e Comunicaçao da UFPE (Org: Observatório de Mídia da UFPE e Auçuba.
Dia 17/10 (sábado) - “Encontro periférico” – local e hora a definir (Org: Favela News).
- Debate “O poder da mídia na atualidade”, com Nataly Queiroz, Eduardo Amorim e Rosa Sampaio, das 8h às 12h, no Sindsep (Org: UFPE).
Dia 21/10 (quarta) - Roda de diálogo sobre o direito à comunicação, na Faculdade Joaquim Nabuco, em Paulista (PE), às 19h (Org: Fórum de Mulheres de Paulista).
Dia 23/10 (sexta) - Audiência pública sobre o Sistema Público de Comunicação em Pernambuco, na Assembleia Legislativa de Pernambuco, às 9h.
No facebook, confirme presença, confira os detalhes e compartilhe o evento pelas redes: Semana Nacional pela Democratização da Comunicação.