Filiado à Cut e à Condsef/Fenadsef

Notícias

Seminários preparam trabalhadores (as) para o Grito dos Excluídos (as)

Fonte: Ascom Sindsep-PE
27/07/2022



 

No ano de eleição para escolha do novo presidente do Brasil, em um cenário político polarizado em dois projetos totalmente antagônicos, em pleno bicentenário da Proclamação da Independência, o Grito dos Excluídos (as) traz como tema para o próximo 7 setembro “Brasil: 200 anos de (in)dependência. Para quem?”.  Para discutir a temática e preparar a classe trabalhadora estão sendo realizados seminários de formação em vários estados, inclusive aqui em Pernambuco.

Em Recife, neste sábado, dia 30 de julho, das 8h30 às 13h, será realizado um desses seminários do Grito dos Excluídos (as).  O evento acontece na sede do Movimento dos Trabalhadores Cristãos (MTC), localizada na rua Gervásio Pires, 404, no bairro da Boa Vista, próximo ao Shopping. O acesso é gratuito, mas é preciso fazer inscrição através do link https://forms.gle/zHfjK1Zu1hnu4Kpc6.

Para debater o tema estarão presentes no Seminário de Formação do Grito Recife Pedro Lapa, pesquisador do Centro de Estudos Avançados da CEA-UFPE, e Tarcísio Silva, professor da UFPE.

GRITO DOS EXCLUÍDOS (AS)
O Grito dos Excluídos (as) é uma realização da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Nos estados conta com o apoio das pastorais sociais da Igreja Católica, dos demais movimentos sociais e do movimento sindical.

A manifestação popular surgiu em 1995, como um desdobramento da Campanha da Fraternidade da Igreja Católica. Em 1999, o Grito rompeu fronteiras e estendeu-se para as Américas. Ao longo desses 28 anos, o evento tem se mostrado bastante plural e agregando várias crenças e ideais. A cada ano é trabalhado um tema que esteja em evidência na sociedade para dar visibilidade aos excluídos, denunciar os mecanismos sociais de exclusão e propor caminhos alternativos para um Brasil mais inclusivo.

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X
Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais