SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - sindsep@sindsep-pe.com.br

Home | Notícias

Serviço público forte. Meio ambiente protegido


Seminário fez parte da programação da Cúpula dos Povos na COP 30. Entidades denunciaram os impactos negativos da Reforma Administrativa nas políticas públicas, incluindo de proteção ambiental e demarcação de terras indígenas. Confira

Publicado: 17/11/2025

Foto: Confetam/Reprodução

Do Coletivo das Três Esferas da CUT
Via Condsef/Fenadsef

O Coletivo das Três Esferas da CUT realizou na manhã desta sexta-feira (14), o seminário “Serviço público forte, meio ambiente protegido. Não à reforma administrativa”, em Belém do Pará, como parte da programação da Cúpula dos Povos na COP 30. 

Depois da abertura por Ariovaldo Camargo, da Executiva Nacional da CUT, tomaram a palavra como convidados Joyce Rebelo, da Intersindical e Cedício de Vasconcellos, que é diretor do Sintsep--PA, filiado à Condsef, representando a CSP Conlutas.

Em seguida, numa mesa somente com lideranças indígenas, o primeiro Painel abordou "Os impactos da Reforma Administrativa nas políticas de proteção ambiental e demarcação de terras indígenas", com a participação de Lucia Alberta Andrade , servidora pública, Diretora de Gestão Ambiental da Funai, Ricardo Kapereko Canela, representante da COAPIMA, e o cacique Daniel Yudjá Juruna, que energizou o auditório com cânticos de seu povo.

O segundo painel discutiu "Quem está por trás da Reforma Administrativa e a quem ela serve", com a presença de Miriam Andrade representando a Confederação Nacional dos trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS) e Mateus Ferreira representante a CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) e do diretor da Condsef/Fenadsef, Edison Cardoni.

Cardoni foi incisivo ao afirmar que grileiros de terras indígenas, desmatadores e mineradores ilegais, financiadores de certos políticos, têm todo interesse em enfraquecer os trabalhos de fiscalização, prevenção e repressão aos crimes ambientais e transfronteiriços. Interesse que também é de narcotraficantes travestidos de seitas religiosas, por exemplo no Vale do Javari.

Ele afirmou ainda que esses interesses confluem com a política dos promotores da PEC 38, que pretendem reduzir os investimentos do setor público para aumentar o desvio de verbas para a especulação e abrir nichos de mercado com as privatizações.

Também lembrou que da confluência desses grupos no Congresso Nacional emergiu a PEC da Blindagem 1 que proibia a PF de investigar os parlamentares e presidentes de partido sem autorização dos parlamentares e, agora, a PEC da Blindagem 2 que pretendeu proibir a PF de investigar facções criminosas sem autorização dos governadores. 

O terceiro e último Painel tratou da “Análise da PEC 38/2025 e estratégias de resistência” contando com a participação de Carlos Alberto Marques (Bebeto) representando o PROIFES   Federação (Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico), Marlete Gonzaga representando a Fenasepe (Federação Nacional dos Servidores e Empregados Públicos Estaduais e do Distrito Federal), Jucélia Vargas, representando a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam) e Jandyra Uehara, diretora da CUT Nacional, substituindo a representação do Sinagências (Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação)

A atividade cumpriu plenamente seu objetivo de estabelecer a relação entre a defesa do meio ambiente e a luta contra a PEC 38/2025, além de avançar no sentido de estreitar relações com os povos indígenas, um setor do povo brasileiro dos mais atingidos pelo enfraquecimento das políticas públicas.

O trabalho unitário das Três Esferas da CUT sai reforçado assim como sua busca pela mais ampla unidade que foi o que garantiu o sucesso da Marcha Nacional de 29 de outubro.

A coordenação de toda a atividade e a mediação dos três painéis ficou a cargo da diretora da Condsef, Mônica Carneiro.

Clique na imagem e confira mais fotos e vídeos do evento:



« Voltar


Receba Nosso Informativo

X