Este website utiliza cookies
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais
SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO
(81) 3131.6350 - sindsep@sindsep-pe.com.br
Publicado: 29/04/2026
Do Metrópoles
As prévias dos contracheques dos servidores públicos federais referentes ao mês de abril apresentam reflexos de alterações nas remunerações. Os valores remuneratórios podem ser consultados por meio da plataforma SouGov.br.
Um dos destaques que podem aparecer na prévia da remuneração é a recomposição salarial de 5%, com reflexo também sobre benefícios.
A maioria dos impactos na remuneração dos servidores públicos está associada à sanção da Lei Federal nº 15.367/2026, no fim de março.
No texto da lei está previsto, por exemplo, que o vencimento básico para os cargos de auditor-fiscal da Receita Federal, na classe especial padrão III, passa de R$ 29.760,95 para R$ 32.504,91, equivalente a um reajuste de 9,2%.
O texto promoveu, entre outros pontos, a estruturação do plano de cargos (PEC) dos servidores do MEC, bem como a reestruturação do plano referente aos trabalhadores públicos na Cultura.
Consulta
A consulta no SouGov.br pode ser realizada no aplicativo ou site. O acesso exige CPF e senha.
No caso de servidor com mais de um vínculo, é necessário selecionar para qual vínculo é a consulta. Depois disso, pode-se clicar em “Consulta Contracheque”. Em seguida, basta filtrar o mês de interesse para a consulta. O arquivo pode ser baixado.
À esquerda da tela, consta um menu no qual é possível clicar em “Remuneração Mensal”, “Rendimentos” e “Descontos”; nesses campos, são apresentados infográficos interativos que demonstram, por exemplo, o percentual de vencimento básico, auxílio-alimentação e assistência pré-escolar, se for o caso.
Cargos
O texto da lei também criou 24 mil novos cargos no serviço público: