SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - sindsep@sindsep-pe.com.br

Home | Notícias

Servidoras e servidores da Cultura continuam mobilizados em greve


As funcionárias e funcionários federais lutam pela consolidação do Plano das Carreiras da Cultura (PCCULT), pela abertura de concurso público e melhorias nas condições de trabalho em todo o setor

Publicado: 06/05/2025

Uma faixa colocada no portão de entrada da sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Recife, chama a atenção de quem passa na frente do órgão, ligado ao Ministério da Cultura. O pedido por abertura de negociação faz referência à morosidade do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) em dar uma resposta às demandas das servidoras e servidores federais da área.

Devido à falta de respostas do MGI, a categoria está em greve em diversos estados brasileiros, incluindo Pernambuco. As funcionárias e funcionários federais lutam pela consolidação do Plano das Carreiras da Cultura (PCCULT), pela abertura de concurso público e melhorias nas condições de trabalho em todo o setor.

Lembrando que a proposta do PCCULT já foi entregue, no ano passado, pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, à ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

Nesta terça-feira, às 15h, a Condsef/Fenadsef irá promover uma Plenária Nacional, on-line, com a categoria, para fechar o Comando Nacional de Greve e uma agenda de mobilização, além de voltar a discutir as condições de trabalho, o PCCULT e a necessidade do aumento de servidoras e servidores.  

Na quarta-feira, às 15h30, a Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados irá promover uma audiência pública sobre o Plano das Carreiras da Cultura. O debate acontecerá no Plenário 10 do Anexo II da Câmara dos Deputados, em Brasília, com transmissão on-line.  

Já na quinta-feira, às 10h, a categoria terá uma reunião, em Brasília, com o secretário de gestão de pessoas, José Celso Cardoso, que está analisando a proposta de reestruturação da carreira da Cultura no MGI. Neste mesmo horário, as servidoras e servidores pernambucanos farão uma vigília com distribuição de panfletos em frente ao Paço do Frevo, no bairro do Recife Antigo.

A ideia é pressionar o governo para que as negociações tenham algum resultado efetivo. Já foram realizadas reuniões com o secretário de Relações do Trabalho do MGI, José Lopez Feijóo, mas não se chegou a nenhuma decisão concreta. Devido a morosidade, a greve foi decretada.

“Esperamos que essa reunião com o José Celso Cardoso traga resoluções para a nossa situação. Enquanto isso, a pressão continua. Vamos panfletar e dialogar com a população na frente do Paço do Frevo. Lembrando que o frevo faz parte da identidade cultural de Pernambuco e é patrimônio da Humanidade e patrimônio Nacional pelo Iphan, assim como o bairro do Recife Antigo”, destacou a servidora do Iphan-PE, Vanessa Maschio. 



« Voltar


Receba Nosso Informativo

X