SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - sindsep@sindsep-pe.com.br

Home | Notícias

Servidoras e servidores da Cultura de Pernambuco decidem suspender greve


A decisão foi tomada durante assembleia promovida pelo Sindsep-PE, nesta terça-feira (03)

Publicado: 03/06/2025

As servidoras e servidores pernambucanos do Ministério da Cultura e órgãos vinculados decidiram dar um crédito ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e suspenderam a greve iniciada no último dia 29 de abril.

A decisão foi tomada, por unanimidade, durante assembleia promovida pelo Sindsep-PE, nesta terça-feira (03). Com a suspensão, a retomada das atividades será na próxima sexta-feira (06).

É que, depois de um mês de greve, o MGI e o Minc formalizaram uma proposta de um cronograma factível de debates para fechar o Plano de Carreiras da Cultura (PCCult). Diante do que foi apresentado, a categoria resolveu suspender o movimento grevista.

Inicialmente, o cronograma apresentado pelo MGI impossibilitava a conclusão do PCCult a tempo dele ser incluído da proposta na LDO e no PLOA de 2026. Mas, em seguida, o Ministério apresentou um cronograma mais enxuto.

Na proposta enviada, o MGI também garantiu a participação ativa da categoria no processo de construção da proposta da Carreira da Cultura e garantiu uma reunião específica ao final de cada etapa do cronograma, contemplando a transparência do processo. 

"Além de decidimos pela suspensão, vamos propor, em nosso próximo encontro nacional, um calendário de mobilizações para acompanhar este cronograma. A nossa ideia é a de continuarmos mobilizadas, promovendo atos, vigílias e articulações com os deputados federais e senadores, para fazermos pressão e garantirmos o cumprimento do que foi acordado", comentou a servidora do Iphan, Vanessa Maschio.  

Com relação a assegurar a inclusão da proposta na LDO e no PLOA de 2026, foi avaliado que a inserção pode ser realizada paralelamente à finalização da proposta de carreira, a ser efetivada por meio da aprovação de Projeto de Lei. 

Apesar de terem decidido pela suspensão da greve, as servidoras e servidores pernambucanos da Cultura definiram que a mobilização deve ser mantida até que haja uma proposta de plano de carreira com encaminhamentos efetivos.

"A decisão das servidoras e servidores pernambucanos da Cultura em darem uma pausa na greve, por unanimidade, demonstra a unidade da mobilização e a importância da luta coletiva das trabalhadoras e trabalhadores do serviço público federal. A cultura mostra, mais uma vez, que essa luta coletiva transforma a realidade. Mesmo suspendendo a greve, a categoria continuará mobilizada para acompanhar a negociação junto ao MGI e ao Minc", destacou o diretor do Sindsep e da Condsef/Fenadsef, Eduardo Albuquerque.



« Voltar


Receba Nosso Informativo

X