Este website utiliza cookies
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais
SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO
(81) 3131.6350 - sindsep@sindsep-pe.com.br
A ideia é reabrir a mesa de negociação com o Ministério de Gestão e Inovação (MGI) e avançar no atendimento das demandas do setor que, ao contrário de outros, ainda não fechou acordo com o governo para 2025 e 2026
Publicado: 18/07/2024
Escrito por: Ascom Sindsep-PE
Em Pernambuco, os servidores e servidoras do Ibama aprovaram por unanimidade a contra proposta construída pelo grupo de trabalho da Ascema Nacional, com apoio da Condsef/Fenadsef. A decisão foi tomada durante assembleia realizada na manhã desta quinta-feira (18/07), que deliberou também pela manutenção da greve por tempo indeterminado, iniciada na última sexta-feira. Com esse novo documento, a ideia é reabrir a mesa de negociação com o Ministério de Gestão e Inovação (MGI) e avançar no atendimento das demandas do setor que, ao contrário de outros, ainda não fechou acordo com o governo para 2025 e 2026.
Essa contraproposta foi elaborada com base nas perspectivas apresentadas pelo Ministério do Meio Ambiente e pelo próprio MGI. Ela traz um aumento no vencimento básico em relação à proposta anterior, o que reflete também nas gratificações e adicionais e atende não só aos ativos, mas também aos aposentados e pensionistas. Dentre outros pontos, a remuneração do nível intermediário passaria a representar 54% do nível superior, longe dos 70% almejados e maior do que os atuais 43%.
Mariana Momesso, do comando de greve em PE, explica que essa contraproposta não esgota as reivindicações de reestruturação da carreira do setor, cuja luta permanece, mas representa um avanço em relação ao que já foi apresentado.
“É uma contraproposta que dialoga em alguns pontos com a proposta anteriormente apresentada pelo MGI aos servidores especialistas em meio ambiente e PECMA, porém flexibilizando alguns pontos para atender as exigências orçamentárias do governo e o pleito dos servidores”, explica Mariana.
O diretor do Sindsep-PE e da Condsef/Fenadsef, Eduardo Albuquerque, está em Brasília participando das reuniões sobre as demandas do meio ambiente. Quando surgirem novas informações sobre essas negociações setoriais, elas serão publicadas no site e nas redes sociais do sindicato.