Este website utiliza cookies
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais
SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO
(81) 3131.6350 - sindsep@sindsep-pe.com.br
Publicado: 09/06/2025
As servidoras e servidores pernambucanos do Ministério da Cultura e vinculadas voltaram ao trabalho na última sexta-feira (06), depois de mais de um mês de greve pela reestruturação da carreira. Mas a mobilização continua!
Na próxima quarta-feira (11), será realizada uma Assembleia Nacional para avaliação da greve, que envolveu o pessoal de 22 estados brasileiros, e definição dos próximos passos. Também está marcada uma outra Assembleia Nacional para o dia 25 de junho e o Encontro Nacional da Cultura nos dias 30 de junho a 01 de julho.
O movimento grevista poderá voltar, caso os compromissos assumidos não sejam cumpridos.
A pressão agora é para que o Ministério da Cultura (MinC) e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) corrijam as informações do ofício sobre o cronograma, retificando o que for necessário para que se cumpra a redução de 45 dias em sua execução.
A categoria quer garantir que nenhuma etapa seja adiada para que a reestruturação da carreira da Cultura seja incluída em um projeto de lei a ser inserido no calendário de leis orçamentárias para 2026. Outra demanda é para que se cumpra a promessa de participação ativa das entidades sindicais representativas em todo o processo.
As servidores e servidoras defendem, ainda, que não haja nenhum prejuízo à categoria em greve, garantindo-se acordo da recomposição de horas de trabalho.