Este website utiliza cookies
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais
SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO
(81) 3131.6350 - sindsep@sindsep-pe.com.br
Publicado: 03/12/2018
Escrito por: Ascom Sindsep-PE
Começa nesta terça-feira (04) e segue até a semana que vem, no Congresso Nacional, uma força tarefa dos servidores do Ministério da Cultura para derrubar a Medida Provisória (MP) 850, que propõe a extinção do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e a criação de uma agência de caráter privado para administrar os museus nacionais.
A criação da força tarefa foi decidida pelos servidores em Seminário Nacional do setor, realizado entre os últimos dias 27 e 29 de novembro, em Brasília. Acredita-se que a matéria entre em votação antes do dia 17 de dezembro, quando o Congresso encerrará os trabalhos legislativos e dará início ao recesso.
Na quinta-feira (29), uma comissão de servidores e profissionais da cultura participou também de várias reuniões com lideranças partidárias da Câmara e do Senado. A Condsef/Fenadsef e outras entidades da sociedade civil defenderam o fortalecimento do Ibram e mais investimentos na política cultural como um todo. Os representantes dos servidores, dos artistas e profissionais do setor observaram o perigo de entregar a gestão dos museus à iniciativa privada com interesses comerciais.