SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - sindsep@sindsep-pe.com.br

Home | Notícias

Servidores da Cultura irão promover mobilizações nos dias 13, 14 e 15 de março


Em Recife, será realizado um café da manhã, a partir das 10h do dia 13, na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)

Publicado: 24/02/2025

As servidoras e servidores brasileiros da área cultural irão promover uma série de mobilizações nacionais nos próximos dias 13, 14 e 15 de março, já sinalizando para um indicativo de greve para o dia 18 de março.

Em Recife, será realizado um café da manhã, a partir das 10h do dia 13, na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O encontro reunirá servidoras e servidores do Ministério da Cultura, Iphan e do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para debater a situação da categoria, as deliberações do Encontro Nacional da Cultura, que acontecerá nos próximos dias 11 e 12 de março, e as articulações junto ao Governo Federal e Congresso Nacional.   

As servidoras e servidores da área cultural lutam pela consolidação do Plano de Carreira da Cultura (PCCULT), pela abertura de concurso público e melhorias nas condições de trabalho em todo o setor.

“Esse processo de mobilização é extremamente importante uma vez que chamará atenção para o fato de que as servidoras e servidores da área cultural não podem conviver com o descaso. Está havendo uma dificuldade grande para garantir que essas trabalhadoras e trabalhadores continuem trabalhando e desenvolvendo projetos no sentido de resgatar a política cultural deste país. O governo precisa ter um olhar mais atento a esta área e liberar orçamento para que todos possam trabalhar com segurança e com o respeito que a cultura merece”, destacou a servidora federal e assessora sindical do Sindsep, Elna Melo.

A queda do forro da Igreja de São Francisco de Assis, em Salvador, no último dia 5 de fevereiro, com uma vítima fatal e seis feridos, é um reflexo da falta de investimentos no setor. O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) tem se negado a abrir um diálogo para negociar uma proposta de carreira que foi entregue à ministra Esther Dweck, em agosto do ano passado, pela ministra da Cultura, Margareth Menezes. 

Encontro Nacional

Durante a Assembleia, também houve a eleição de uma delegada para participação no Encontro Nacional da Cultura, que acontecerá nos próximos dias 11 e 12 de março, em Brasília. Foi eleita a servidora do Iphan, Mônica Almeida Araújo Nogueira. Como suplente: Marcelo Freitas. Também servidor do Iphan.

"É importante continuarmos as mobilizações e debates acerca do PCCULT e nossas condições de trabalho. Devemos pressionar o governo para que nosso Plano de Carreira tramite nas instâncias governamentais necessárias, como uma das ações de fortalecimento da cultura no país. O Encontro Nacional da Cultura será fundamental para nós, trabalhadoras da área, aprofundarmos o debate a nível nacional e, também, compreendermos as realidades regionais enfrentadas pelas demais servidoras e servidores", comentou Mônica Nogueira.



« Voltar


Receba Nosso Informativo

X